Como Analisar a Concorrência

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 Você sabe analisar a concorrência?

Caso não queira ler o artigo você pode assistir ao vídeo acima que mostro como fazer a analise da concorrência de uma forma simples e fácil usando uma planilha e uma ferramenta gratuita.

Se você ainda não baixou a planilha volte lá em cima, baixe e aproveite também para fazer o download da ferramenta grátis.

Não ache que com essa simples analise você vai saber todas as táticas dos concorrentes, pois não é bem assim. O Google tem mais 200 fatores de rankeamento e aqui só vamos analisar sete.

Só que com esses setes você já tem uma base para iniciar um projeto sozinho ou até mesmo com sua equipe, já é um ótimo começo. E você que está criando um site ou blog essa analise também vai ajudar você analisar as palavras chaves que pretende trabalhar.

analisando-com-dados-estatisticos

Dica: Quando você ver um concorrente fazendo algo errado para alcançar um bom resultado, não cometa o mesmo erro dele, a pergunta não é “porque o Google não pegou ele ainda”  mas sim, quando ele será pego! a cada dia o algorítimo do Google fica mais potente com isso cada vez menos os black hat’s estão se dando bem.

BlackHat

Então vamos começar analisar a concorrência, os dados que você vai encontrar na planilha são dez no total mas aqui só vamos analisar somente sete porque a ferramenta  grátis é limitada, os outros três somente com a ferramenta paga.

Vamos a lista:

  1. URL
  2. Domínio – Tem Ocorrência da Keyword?
  3. Título – Quantas Ocorrências de Keywords e Variações?
  4. URL- Quantas ocorrências de Keywords
  5. Descrição – Chamativa e com CTA?
  6. # Backlinks
  7. Diversidade de Root Domains (Ferramenta paga)
  8. Diversidade de IPs (Ferramenta paga)
  9. % de Texto Âncora Exato (Ferramenta paga)
  10. PA – Autoridade da Página
  11. DA – Autoridade do domínio

 

A palavra chave que vai ser analisada é Jogos do Mario:

palavra-chave-analisada-jogos-do-mario

 

18 Comentários

  1. Fábio,

    pode subir novamente a planilha para download?

  2. Achei legal! Mas como isso me ajudará para eu melhorar, como analisar? Outra coisa, pode fazer um vídeo ensinando como usar as outras ferramentas que estão no artigo 10 ferramentas?

  3. Suze

    Olá Fabio,
    Quanto tempo um domínio leva para ter alguma autoridade PA e DA?
    Site é bem otimizado em SEO, responsivo, 100% conteúdo copyscape.

    Palavra-chave acima de 10 milhões de pesquisas, e concorrência baixa.
    Domínio contem a principal Keyword.

    Desde já agradeço.

    Suze

      • Suze

        Muito obrigado Fabio.

        Att,
        Suze

    • Suze essa é uma das informações guardadas a sete chaves pelo gigante Google.
      Depois que a Google passou a usar o seu super computador quântico D-WAVE, os algoritmos de rankeamento de métricas passou a ser uma incógnita para as pessoas que trabalham com SEO.
      Outro detalhe, quem estiver fazendo Black Hat em seus sites/blogues está sendo penalizado com baixos rankeamentos ou até exclusão.
      Espero ter tirado a sua dúvida.
      Abraço.

  4. Sérgio Falcão

    Olá Fábio. Bom dia.

    Obrigado pelo vídeo bastante explicativo sobre como montar a planilha.

    Após a planilha montada, quais as principais conclusões que posso tirar e como extrair dela algumas idéias de ações que possam mudar o panorama em favor do meu site?

    Grato,

    Sérgio

    • Olá Sérgio,

      Todos os dados analisado dos concorrentes vai servir para que você trabalhe para conseguir fazer melhor e com isso consiga melhores posições!

  5. Fabio poxa que legal eu site.
    Não conhecia e gostei muito. Principalmente deste vídeo.
    Gostaria de sua dica, se possível, onde encontro material que possa me explicar, dentre as análises feitas por você no vídeo, Dominio com keyword, ocorrencias de keyword no título, etc.. quais destas é mais importante em relação a outra.

    Obrigado
    Abraços

  6. No análise de concorrência Fábio, você fala em Backlinks, PA e Da. Qual é o mínimo desses tópicos que tenho que chegar para dizer que meu site esta bem situado. E qual são os valores máximos da minha concorrência para eu ter esperanças de vence-las.

    • Olá Luiz,

      Então não existe minimo pois o máximo que conseguir é melhor, agora o máximo você precisa analisar seus concorrentes e ter a base por eles, pois sempre eles serão sua base.

      Já vi pessoas passarem os concorrentes com o PA e DA baixos, pois esses fatores só não determinam a posição o Google tem mais de 200 fatores que determinam uma posição na serp!

      Abraço!

  7. Já conheci a MozBar e realmente é uma mão na roda essa ferramenta.
    Mas ainda não tinha lido um bom artigo sobre ela.
    Passei a ser um leitor do seu site Fábio.
    Abraço.

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