Tutorial MailChimp – Passo a passo

 

tutorial-mailchimp

Nesse tutorial MailChimp eu vou mostrar a vocês como começar a usar essa plataforma de e-mail marketing para enviar e-mails para até 2.000 contatos todos os meses, de forma gratuita.Nessa plataforma de e-mail marketing você pode usufruir todas as funções do e-mail marketing, com exceção do auto responder, que será liberado quando você migrar para um plano pago. Apesar disso, o MailChimp é o programa de e-mail marketing mais vantajoso para você que está iniciando um negócio. Tão logo sua lista comece a crescer, recomendo assinar o plano pago para que você possa entregar as suas mensagens de forma automática e eficiente.

O site está em inglês, então caso você não tenha conhecimento do idioma, sugiro que use o navegador Google Chrome porque ele faz a tradução automática da página. Isso vai facilitar bastante as coisas para você.

Siga esse tutorial passo a passo e comece hoje mesmo a criar sua lista.

Tutorial Mailchimp – Como se cadastrar:

  • Passo 1: Acesse mailchimp.com
  • Passo 2: Clique no botão vermelho na parte direita superior da tela – Você será direcionado para a tela de cadastro.
  • Passo 3: Preencha os campos do cadastro: E-mail; escolha um nome de usuário (username) e uma senha (password). Escolha uma senha com 8 ou mais caracteres e que tenha pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial. Por exemplo: #Tutorial-100
  • Passo 4: Clique em Criar minha conta (Createmyaccount).
  • Passo 5: Se tudo estiver certo você vai ver a foto da tela abaixo pedindo para acessar o e-mail e confirmar o cadastro

tutorial-mailchimp-obrigado

  • Passo 6: Acesse seu e-mail e clique no botão “ativar conta”.
  • Passo 7: Uma segunda tela se abrirá para que você digite um código solicitado (captcha). Clique em Confirmar assinatura (ConfirmSignUp). Essa solicitação é sóum item para a sua própria segurança.

tutorial-mailchimp-confirmação

  • Passo 8: Feito isso, você será direcionado para outra página a fim de completar o cadastro. Digite os dados solicitados e clique em “Salvar e Começar” (SaveandGetStarted). Os dados pessoais (nome e endereço) que são solicitados se devem a exigências internacionais e o objetivo é evitar que as pessoas enviem spam. Esses dados irão aparecer no rodapé de todos os e-mails que você enviar para o seu contato. Algumas pessoas colocam o endereço completo; outras preferem indicar apenas dados que possibilitem uma localização relativa. Você escolhe como fazer.
  • Passo 9: Agora você já está no Painel do Mailchimp. Antes de qualquer outra coisa, você precisa criar uma lista.Quando você cria uma lista tem a opção deinserir contatos que você já tenha, digitando-os um por um, ou ainda, importar contatos de alguma lista que você tenha em seu computador. Nós vamos começar a construir nossa lista do zero.

Escolha a opção “Criar uma lista” (Create a List). Você será direcionado para a página onde ficarão relacionadas todas as listas que você for criando. Clique novamente em “CreateList”, desta vez na parte superior direita da tela (seta azul).

 

  • Passo 10: Nessa tela você anotará os detalhes da lista que vai criar. Aqui preciso fazer algumas observações. Quem trabalha com produtos afiliados,às vezes promove mais de uma linha de produtos, de forma simultânea. Por exemplo, da área de ganhar dinheiro e da área de relacionamentos. Mas, para acessar o Mailchimp você vai usar sempre uma conta só. Assim, é imprescindível que você separe as listas por “nome específico”. Isso vai te ajudar a organizá-las de acordo com o interesse dos seus contatos. Por exemplo: Se você estiver promovendo o meu curso SEO para WordPress, poderá nomear essa lista como “Curso SEO Fábio Pessoa”. Caso você faça uma lista genérica corre o risco de mandar, conteúdos “nada a ver” para o seu contado. Por exemplo: seu lead se inscreveu para receber informações sobre o “Curso SEO para WordPress” e você manda pra ele um conteúdo que fala sobre relacionamentos. Para evitar situações desse tipo, minha sugestão é que use sempre o nome do produto para nomear sua lista.

No campo “e-mail de remetente padrão” (Default “from” email), você vai colocar o e-mail que irá utilizar especificamente para enviar conteúdo para esta lista. É também através desse e-mail que seus contatos vão se comunicar com você.

No campo “nome de remetente padrão” (Default “from” name), coloque o seu nome. É esse nome que vai aparecer para os seus contatos.

 

  • Passo 11: Logo abaixo há um campo onde você vai escrever um texto lembrando às pessoas como é que elas foram parar ali na sua lista. Por exemplo: “Você está recebendo esse e-mail porque se inscreveu na lista para receber mais informações sobre o Curso SEO para WordPress”.

No campo “Notificações” (Notifications)escolha a frequência com que quer ser avisado das novas inscrições em sua lista (se em relatório semanal ou a cada nova adição). Após preencher todas as informações, clique em Salvar (Save).

 

  • Passo 12: Ótimo. Agora você vai começar a configurar os formulários que serão utilizados para enviar e-mails para a lista recém criada. Na tela que se abriu, clique em “Formulários de inscrição” (SignupForms). Você vai ver 4 opções de formulários.

tutorial-mailchimp-formulario

 

– Formulários Gerais (General Forms)
– Formulários embutidos (Embeddedforms)
– Inscrição através de Popup (Subscriberpopup)
– Integrações de forma – só para formulários personalizados (Formintegrations)

Nós vamos trabalhar somente com as duas primeiras opções – Formulários Gerais e Formulários Embutidos.Vamos começar pelos Formulários Gerais.

 

  • Passo 13: Clique no ícone para ser direcionado para a página seguinte. Lá procure “criar formulários” (CreateForms). Note que logo abaixo existe um menu com várias opções de configuração. No momento vamos trabalhar apenas com os 6 modelos de formulários para inscrição. Vamos aprender a configurar todos, a começar pelo que já está na tela.
  • Passo 14: Role a barra de rolagem para baixo. Você vai visualizar um retângulo cinza com o formulário “minha lista” (mylist).

 

Para facilitar, a primeira coisa que vamos fazer é traduzir os campos dos formulários: Logo acima da caixa “Minha Lista” tem um menu com 3 opções: Criar (Build it) Desenhar (Design it) e Traduzir (Translate it).

 

tutorial-mailchimp-tradução

  • Passo 15: Clique em Traduzir. No campo do lado esquerdo, escolha as configurações padrão de linguagem (set default language) para Portuguese (Brazil) e salve as configurações de tradução.
  • Passo 16: Agora volte em”Criar”(Build it). Vamos configurar o primeiro formulário da lista, o Formulário de Inscrição(SignupForm)

 

Note que ao lado do retângulo cinza,na lateral direita da tela, existe outro menu com opções de adição de campos. Em e-mail marketing dificilmente usaremos outros campos que não sejam nome e e-mail. Em todo caso, esse formulário serve também para outros tipos de trabalhos, como, por exemplo, pesquisas. Se for esse o seu caso e se quiser adicionar algum campo ao formulário, use esse menu.

tutorial-mailchimp-menu

Para e-mail marketing há a possibilidade de se trabalhar só com o campo de e-mail ou com campos de e-maile nome. Você escolhe.Se quiser apagar o campo do nome clique dentro dele.

Cada vez que você clicar dentro de um campo do formulário vão aparecer dois pequenos círculos logo abaixo: umcom sinal de adição (+) e outro com sinal de subtração (-). Para excluir o campo, clique no sinal de subtração e em seguida digite DELETE (assim mesmo, tudo maiúsculo) na janela que se abriu. Confirme clicando em “Excluir campo” (Delete Field).Adicione ou delete campos conforme sua necessidade. Pronto!

tutorial-mailchimp-delete

 

  • Passo 17: Vamos voltar agora no menu dos 6 modelos e escolher a opção Formulário de inscrição com alerta (“Signupformwithalert”). Esse formulário será exibido para o seu contato sempre que ele tentar cadastrar um e-mail que já conste naquela lista. No primeiro campo desse formulário escreva uma mensagem comunicando ao seu contato que aquele e-mail já está inscrito. Alguma coisa como “Você já está inscrito nesta lista”. É só isso!
  • Passo 18: O próximo formulário a ser configurado é o “Opt-in confirmação de e-mail” (Opt-inconfirmation e-mail). Como já configuramos a tradução, aqui você só precisará conferir se a tradução do texto está correta. Preste bem atenção principalmente aos verbos, porque nos casos de tradução automática geralmente eles ficam errados. É quase certeza que você vai encontrar algum erro. Corrija os campos e clique em “Salvar e Fechar” (Save& Close).

 

Mas, você pode também configurar uma mensagem personalizada se quiser. Para isso, clique no campo que quiser alterar, escolha editar e escreva o texto desejado. Sempre que fizer isso, salve as alterações.

 

  • Passo 19: Vamos agora para o formulário da Página de Agradecimento (Confirmation “thankyoupage”). Perceba que aqui existe um campo em branco para você colocar uma URL. Caso queira utilizar uma página de agradecimento diferente dessa, é ali que você vai colar o endereço. Mas, isso é para mais tarde. Esse formulário do Mailchimpserve muito bem para isso, ele é simples e bonito. Então, por hora,deixe como está.

Aqui também basta conferir se a tradução está coerente, caso você queira usar a mensagem padrão.Se quiser usar um texto personalizado, edite como no passo 14.

 

  • Passo 20: E por fim, o último modelo de formulário é aquele que será enviado automaticamente ao seu contato quando ele confirmar a sua inscrição. Assim como os anteriores, confira a tradução (ou personalize uma mensagem) e está pronto.

Ok. A parte de construção dos formulários está pronta. Agora procure o menu no topo da página e clique novamente em Listas (Lists) para ver sua nova lista já criada.

 

  • Passo 21 (opcional): Caso você queira mudar as cores do seu formulário, clique no nome da lista; em SignupForm; em General Forms e finalmente, em Design it, para fazer as alterações.

Você poderá personalizar tanto a cor de fundo da página quanto dos formulários. Para tanto clique em “página”(Page); Corpo (Body) ou Formulários (Forms).Caso deseje deixar com a cor padrão (cinza) não precisa mexer em nada.

tutorial-mailchimp-personalizar-cor

 

Muito bem. Essa parte dos formulários gerais já está pronta.

 

Formulário Embutido

Sobre o “Formulário Embutido” (EmbededForm) não precisa se preocupar por enquanto.Esse formulário vai fornecer um código em HTML que será utilizado para você inserir nas páginas ou formulário de captura de e-mails. Quando você for construir uma página de captura vai precisar dele. Então, basta fazer o login no Mailchimp e vir até esse formulário para copiar o código e colar na sua páginade captura.

Você pode utilizar qualquer um dos modelos de EmbededForms. Eu recomendo o modelo “Classic”.Abaixo uma foto para você saber como é o formulário. Clique com o botão direito do mouse sobre o código para selecioná-lo. A parte em azul indica que o código foi selecionado. Então é só copiar e colar na sua página de captura ou formulário de captura de e-mail.

tutorial-mailchimp-embrede

Pronto. As configurações da sua lista estão prontas. Para cada produto que você for promover, crie uma nova lista. E para criar uma nova lista, repita todo o procedimento passo a passo que mostrei aqui. Não tem segredo. As primeiras listas que você criar podem parecer um pouco complicadas, mas à medida em que você for adicionando novas, o aprendizado vai se consolidando. Em pouco tempo você não terá mais nenhuma dificuldade.

Espero ter ajudado com esse tutorial Mailchimp, e, caso tenha qualquer dúvida, comente abaixo.

Caso precise aprender mais sobre, conheça meu treinamento Mailchimp Sem Segredos clicando Aqui!

 

Banner25_728x90

Summary
Review Date
Reviewed Item
Tutorial mailChimp – Passo a passo
Author Rating
5

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

169 Comentários

  1. Olá Fabio,

    Bacana teu tutorial, bem interessante pra comunidade.
    Agora uma pergunta, vc sabe se tem como fazer single opt in no mailchimp?

    Abraços
    Rodrigo

    • Olá Rodrigo,

      Da sim somente offline, mas, não recomendo fazer pois sua entrega de Email vai ser baixa e o pro pio mailchimp recomenda usar o double eu uso sempre double!

      Tem outra forma que é com algumas ferramenta tipo o Optimizepress vc desmarca a opção double opti!

      Abraço!

      • Renata

        Olá Fábio,

        Estou mexendo no mailchimp e queria ativar o double opt-in, mas não estou conseguindo.

        Como faço pra fazer essa opção funcionar?
        Obrigada.

        • Olá Renata,

          Essa função é automática! Assim que você cria uma lista ele já é double opt-in

      • Olá Fábio, já tentei de mais fazer um Single Optin no MailChimp e não tenho conseguido. Tem alguma solução por aí.
        Percebi que vc respondeu que “Da sim somente offline” só que não entendi o conceito offline. Poderia ser mais claro?

        • Olá Hernan,

          O mailchimp só aceita cadastro com dupla confirmação, se você usar o opitimizepress ele tem como deixar o mailchimp cadastrar sem dupla confirmação, só assim mesmo!

  2. Euclides Pereira

    Oi Fábio,
    Já há algum tempo venho acompanhando seu site. Seu trabalho aqui esta de parabéns, principalmente pela forma simples que você escreve. Parabéns. Agora minha dúvida, de amador, é a seguinte como: Como posso fazer algo parecido como aquilo que você fez como e ebook “Seo para WordPress”. O visitante de meu site me informa seu email e eu lhe mando um ebook, ou outro arquivo qualquer. Desculpa minha pergunta amadora. Abraços e até mais.
    Euclides

    • Olá Euclides,

      Obrigado e legal que curte meu trabalho fico feliz em saber!

      Bem sua dúvida não é de amador eu quando comecei no mailchimp também queria saber como entregar o meu ebook de uma forma rápido e foi difícil não encontrei nada na internet sobre o assunto!

      Vou tentar ajudar por aqui, melhor seria um novo artigo sobre esse assunto!

      Você faz toda essa configuração no formulário no Email de confirmação em > Confirmation “thank you” page

      Esse é o Email que a pessoa recebe apos confirmar a inscrição na lista!

      Abraço e espero ter ajudado!

      • Euclides Pereira

        Obrigado pela dica. Agora vou esperar seu novo artigo. rsrsrs. Brincadeira.
        Ajudou bastante. Agora já sei por onde começar.

        Obrigado mais uma vez e SUCESSO!

  3. Jhon

    Olá Fábio, primeiramente parabéns pelo excelente artigo! Fiquei com uma dúvida: No e-mail de confirmação a mensagem que aparece é: “Clique Aqui para confirmar assinatura da lista”. A palavra assinatura acaba assustando os usuários mais leigos achando que vão pagar algo pela isca digital. Como altero o texto desse botão, visto que não aparece a opção de edit ?

    • Olá Jron,

      Obrigado e legal que gostou! Concordo com você sobre assinatura.

      Vamos lá vá em General forms > Opt-in confirmation > Translate it e pronto só editar o botão no final do formulário

      Abraço e espero ter ajudado!

      • Jhon

        Show Fábio, muito obrigado! Eu acompanho sua lista e vejo que você sempre coloca um botão colorido “clique aqui” em vez de um hiperlink comum no texto. É muito complicado fazer isso? Desculpe se a pergunta é leiga, mas em nenhum blog brasileiro tem essas informações. Desde já agradeço pelas excelentes dicas!

        • E aí Jhon,

          Show cara que bom que ajudou você!

          Sobre o botão eu crio na parte de design mudo tudo cor de fundo, borda, fonte, tamanho da fonte e etc…

  4. Olá Fábio!
    Seu artigo me ajudou muito. Já me cadastrei no mail chimp e minha pag de cap vai finalmente ficar pronta!
    Muito obrigada! A minha dúvida,também de amadora, é que eu coloquei a recompensa no google drive e na hora de baixar fica confuso para o usuário.
    Eu queria que o download fosse meio automático,como eu já vi em alguns lugares.
    Muito obrigada!

    • Oi Mariza,

      A resposta para seu problema eu falei mais acima na dúvida do Euclides!!!

  5. Gabriel Nieva

    Olá Fábio,

    Gostei muito do passo-a-passo do MAILCHIMP, ficou bem didático e fácil de absorver as informações. Gostaria de saber se existe alguma versão em português. Abraços. Gabriel Nieva.

  6. Guilherme

    Olá Fábio!

    Para os formulários que ficam integrados no blog, na lateral… Há como personalizar eles ou eles sempre vão ser do jeito padrão que está lá, botão cinza escrito Subscribe, etc… Eu gostaria de estar modificando ele para ficar como o formulário para páginas externas de captura de Emails…

    • Olá Guilherme,

      Dar para personalizar ele sim basta você ter conhecimento em CSS que você deixa ele como quiser!

      Abraço!

  7. Marcelo

    Olá Fabio, parabens!
    Adorei o artigo muito bom…tenho uma duvida como eu faço para confirmar a assinatura utilizando um plugin de terceiro como por exemplo Leadin.
    Eu já fiz alguns testes a pessoa vai direto para lista do mailchimp sem passar pelo processo de confirmação…não sei se estou sendo claro.
    Se voce souber de alguma dica eu agradeço.
    Mais uma vez parabéns pelo Blog.

    • Olá Marcelo,

      Bem eu não conheço esse plugin, mas o que você pode fazer é verificar se ele tem a opção de marcar no formulário que ele deve ser Opt-in, se tiver marque essa opção que resolve seu problema!

  8. victoria

    Olá,

    Eu gostaria de saber como que faz para tirar de uma lista de e-mail um grupo de pessoas, que no caso visualizaram a campanha passada?

    Obrigada

    • Oi Victoria,

      Você clica na sua lista nela vai ter uma aba segments > new segments > aí escolha como quer e ele vai exibir somente os contato que selecionou no segmento!

      Abraço

  9. Olá Fábio, grata por compartilhar seu conhecimento 🙂 Encontrei seu site através do grupo mailchimp Brasil no facebook.
    Você poderia me dar um help? Alcancei 2000 assinantes, mais precisamente 2005, então comprei o pacote “pay as you go” com 300 destinatários, porém ainda assim não consigo disparar a newsletter pois aparece a mensagem “not enough credit”
    Você sabe o que devo fazer? Ou o que estou fazendo de errado?
    Desde já, muito obrigada!
    Cléo

    • Boa noite Cléo,

      O que acontece é que para voltar a funcionar você pagar o valor correto que é 2,001 – 2,500 $30 dólares

      Quando pagar esse valor ele volta a funcionar!

      Abraço e boa sorte!

  10. Mauri

    Olá! Criei uma conta no mailchimp um sistema de E-mail marketing, para colocar um sistema de captura de email no site mas quando coloco o email na caixa de ASSINE JÁ, QUE TEM NO CABEÇALHO DO SITE E DO OK, ELE ABRE NOVAMENTE A PAGINA INICIAL DO MEU SITE E NÃO VAI A ATIVAÇÃO PARA O EMAIL DA PESSOA NEM A MENSAGEM AVISANDO DA ATIVAÇÃO NO EMAIL, eu uso o tema épico uberfacil

    • Olá Mauri,

      Você via precisa entrar em contato com suporte do Epico para que ele vejam o que está acontecendo pois é um problema de integração com o tema!

  11. Olá Fabio
    gostei do teu conteudo encontrei atraves de pesquisa relacionada no google.

    Cara eu criei uma lista de e-mail no chimp copiei o codigo tudo certinho mas na hora que eu testo a captura de e-mail no meu blog da uma mensagen de erro dizendo que a pagina não existe.

    Eu uso o tema épico no wordpress em meu blog sabe alguma coisa a respeito já que o tema é novo (épico) e talvez ainda não tem muita matéria a respeito…?

    • Opa Evando,

      Obrigado e que bom que gostou, então se você copiar o Embedded forms e colar no campo do seu tema ele vai funciona, mas, lembando que os campos que está Embedded forms deve ser os mesmo que seu tema usa, exemplo esse tema tem o campo Nome e Email. Então seu Embedded forms precisa ter esses mesmos campos ok!

      Outra coisa pode pedir ao suporte do tema para ajudar você caso não consiga!

      Abraço e espero ter ajudado!

  12. Renata Cunha

    Fabio, você sabe me dizer se consigo alterar a lista de um endereço de e-mail? Por exemplo, eu tenho o joao@gmail hoje que fazia parte da lista Prospects, e agora ele virou cliente. Como editar a lista dele sem perder o histórico de abertura e atividade?? Atenciosamente,

    • Olá Renata,

      Não tem como mudar de lista e manter o histórico, no mailchimp quando muda de lista você perde tudo pois na outra lista ele começa do zero, o que você pode fazer é criar um grupo chamado cliente e marcar a pessoa como cliente!

      Aí quando enviar um e-mail sempre vai precisar segmentar para o grupo. Essa é a solução no mailchimp!

      Abraço e espero ter ajudado!

      • A minha dúvida é a mesma da Renata…como é possível mudar um contato de lista?

        Exemplo. Um contato que está em PROSPECT e agora precisa ir para CLIENTES.

        Obrigado.

        • Olá Bruno,

          Só tem formas de fazer:

          1 – Fazendo manual, a pessoa compra você vai e troca uma por um 🙁
          2 – Por ferramentas de terceiros é feito isso automaticamente 🙂

          • ok,

            Obrigado!

  13. Paulo

    Amigo,
    Você sabe me dizer o porque: quando eu coloco o código HTML salvo e vou fazer o teste, a pagina diz que não encontrou nada.
    Sendo que adicionei o link com material para download.

  14. Olá, Fábio!

    A minha conta ainda é gratuita, logo não tenho ainda a opção de autoresponder.

    Como configurar para a entrega direta na página sem confirmar por e-mail?

    Desde já agradeço pela resposta!

    • Olá Lohans,

      O mailchimp só aceita cadastro com dupla confirmação, se você usar o opitimizepress ele tem como deixar o mailchimp cadastrar sem dupla confirmação, só assim mesmo!

      Mas, eu recomendo que use sempre dupla confirmação ele é segurança para você e para o usuário!

      • Fábio, parabéns pelo excelente artigo! Aprendi demais contigo!

        Olha, e como faço isso no Optimize Press? Não quero usar dupla confirmação.

        Abraços!

        • Olá William,

          Para fazer isso no OP basta não marcar a opção Confirmação Dupla!

          Eu recomendo que use a dupla confirmação pois é um pré requisito de segurança tanto para você quanto para o usuário com isso quem vai entra na sua lista é somente que autorizou colocar o email. Email sem dupla confirmação tem uma chance muito grande de cair no spam!

          Abraço e sucesso!

  15. Olá, Fábio. Excelente texto, obrigada pelas informações. Gostaria de uma ajuda. Estou pegando o código de embedded form para colocar o formulário em alguns posts, mas não consegui de forma alguma traduzir o Subscribe. Li uma resposta a uma pergunta aqui acima, mas ainda fiquei na dúvida. É possível mexer neste botão apenas com CSS\ Obrigada, um abraço.

  16. Marcella Salles

    Olá, Fábio! Muito bom seu tutorial, me ajudou muito.
    Minha pergunta é boba, mas estou começando a usar o MailChimp e realmente não encontrei essa resposta em lugar nenhum.
    Os e-mails do Bouce Rates, o MailChimp exclui sozinho das listas ou eu preciso limpar manualmente?

    Obrigada desde já!! 🙂

  17. Michelle

    Fábio…
    Tô quebrando a cabeça aqui.
    Tenho dois sites e quero gerar lista 01 lista para cada site no mailchimp.
    É possível?

    • Olá Michelle,

      Da sim pra colocar uma lista para cada blos ou site sem problema!

  18. Raicard

    Fábio…
    Criei um formulário, salvei o HTML para testar, mas quando informo o e-mail e clico em enviar ele me redireciona para um link do facebook, porem não carrega nada.
    O que pode ser?

    • Olá Raicard,

      Isso é alguma configuração no formulário de sua lista! Reveja toda a configuração e veja se tem algum erro!

      • Raicard

        Mas o que poderia ser?

        Ele direciona para a página abaixo:

        file://facebook.us11.list-manage.com/subscribe/post?u=e43a58d1710b6a37de622122a&id=f69fc5df7a

  19. Josyane

    Olá Fábio,

    Muito bom seu material!

    Tenho uma dúvida, poderia tentar me ajudar?

    Criei uma campanha importando o código HTML diretamente de uma URL. Porém não consigo mudar o rodapé que é adicionado automaticamente pelo Mail Chimp (com links para o descadastramento e atualização do cadastro). Eu gostaria de traduzir essas frases que o Mail Chimp coloca no rodapé. É possível?

    • Olá Josyane,

      Tem como sim, na criação da campanha quando estiver no designer você consegui traduzir sim!

  20. Olá, Fabio!
    Excelente tutorial!
    Estou com um problema na minha conta… o mailchimp não está enviando o confirmation “thank you” page. Você sabe como corrigir isso?

    Obrigada!

    • Olá Marcele,

      Isso é muito estranho, faça o seguinte delete essa liste e crie uma outro pra ver se continua esse erro!

  21. Grazielle

    Olá Fábio, os e-mails que envio estão indo com as imagens bloqueadas. Existe alguma configuração para resolver isso?

    • Olá Grazielle,

      Não tem configuração pra isso pois não depende de você, mas, sim dos assinantes!

      O que eu faço é sempre pedir para eles no inicio dos email desbloquear as imagens feito isso uma vez todos os emails futuros serão desbloqueados.

      Boa sorte!

  22. Daniel Oliveira

    Oi Fabio, tudo bem?
    Muito bom o seu artigo, me ajudou muito. Parabéns e obrigado!
    Eu tenho uma dúvida, será que vc consegue me ajudar? Sabe aqueles emails que recebemos dessas empresas de programas de recompensa, que vem com o texto personalizado, algo como: “Olá Fabio, o seu saldo atual é de 25000 pontos.”. Eu estou precisando criar um email exatamente assim, isto é, preciso, no texto de meu email, “chamar” o nome da pessoa que vai receber o email e o saldo dela (no meu caso específico, trata-se de quantidade de cupons. Usei o exemplo do saldo só para ilustrar). Hoje tenho uma base em Excel com toda minha lista e os campos são: nome, email e quantidade de cupons (saldo). Vc sabe se é possível fazer isso no MailChimp?
    Agradeço desde já!
    Abs!
    Daniel

  23. Boa tarde, tenho uma duvida , tenho em meu blog o feedburner que entrega todos os post que coloco no blog aos meus assinantes. Minha duvida é qual a diferença do que tenho hoje ( feedburner ) com o mailchimp. Com esse programa por exemplo que eu ganho em produtividade, pois meu blog é de divulgação de vagas , e quem assina recebe as vagas pelo e-mail. Obrigado e aguardo seu retorno.
    Alexandre

    • Olá Alexandre,

      Esse artigo foi feito para quem decidiu usar o mailchimp e não sabe como fazer, eu não posso dizer em quer ele é melhor ou pior que feedburner, mas, uma coisa digo ele é muito superior.

      Exemplo, você pode criar segmentação nas sua lista onde a pessoas só vai receber uma vaga se ela marcou a opção “Vaga de SEO” ou “Analista de SEO” então sempre que tive uma vaga para analista de seo você só envia para a pessoa que quer receber essa vaga.

      Espero ter ajudado!

  24. Ana Paula

    Fabio, boa tarde!

    Quando envio os e-mails para usuários do Gmail, eles vão para a aba de “promoções”, tem como mandar pra aba “principal” ou até mesmo “atualizações”?

    Obrigada!

    • Olá Ana,

      Não tem quem determina isso é o Gmail, então dependendo do assunto ele entra na principal

  25. Olá Fabio obrigado pelo artigo amigo. Mas como faço para não dar o duplo optin, sei que é importante o duplo mas estou testando uma estratégia. Agradeço amigo!

    • Pelo o mailchimp não tem como! A solução é usar ferramentas de terceiros como o OP!

  26. Kelli

    Oi, Fabio, o material está ótimo. Tenho uma dúvida: gostaria de colocar um link em uma palavra do meu texto que será enviado pelo mailchimp. Você pode me ajudar?

    abs.,

    kelli

    • Olá Kelli,

      Quando você abre a edição do texto, acima tem vários editores onde você que parece uma correte, selecione a palavra que quer colocar o link e clique na corrente e ela abre uma aba pra colocar o link e pronto!

      Abraço

  27. Oscar

    Olá Fábio..como posso mandar emails com o nome de cada pessoa de uma vez só?

    • Olá Oscar,

      Primeiro seu formulário está capturando o nome da pessoa ou só email se for só email não tem como manda o nome da pessoas pois ela entrou na sua lista sem colocar o nome.

      Se você coloca o campo nome e email quando for manda basta colocar esse comando *|FNAME|* onde quer que apareça o nome da pessoa.

      Abraço!

  28. Morioshi

    Olá Fábio,

    Muito legal sua matéria, minha dúvida é a seguinte, fiz todo processo, mas surgiu um probleminha, o usuário se inscreve em minha lista normalmente, mas quando ele esquece que se inscreveu e tenta se inscrever novamente
    o mailchimp avisa que já tem o email dele cadastrado, mas como eu já teste essa situação em outro sites que usa o mailchimp, o cadastro segue normalmente, até mesmo na hora de baixar a isca também, baixei varias vezes de navegadores diferentes e cadastro foi normal ou seja não apareceu a tela de email duplicado, como eu faço isso?

    Um forte abraço!

    • Olá Morioshi,

      Isso é muito estranho pois quem faz isso é o mailchimp ele mesmo verificar isso, você está usando algum plugin para criar a captura? Se for ele pode está fazendo isso!

  29. Cezar

    Olá.
    Li sua página e gostei muito.
    Porém, eu não encontro em lugar nenhum uma informação de como deletar PARTE de uma lista (os bounceds). Eu sabia que uma nova lista estava ‘suja’ (muitas pessoas já não tinham + os emails) e fiz um teste com poucos end. disparados de cada vez pra não cair na lista negra. O Chimp acusou 127 bounceds.
    Eu queria apagar estes 127 de uma vez só. É possível? Deletar um por um é de matar…
    Obrigado pela gentileza.
    Cezar

  30. Fábio, eu pretendo trabalhar com Grupos no Mailchimp ao invés de várias listas. Eu entendo que cada grupo deveria funcionar como se fosse uma pequena lista. Porém, a lista geral que contem os três grupos que criei possui somente um Signup form, assim como somente um Embbeded form.
    Minha dificuldade está em associar uma página de captura (iscas diferentes) com cada grupo criado. Criei 3 grupos para 3 páginas de captura diferentes.
    Você pode me ajudar?
    Abraços,
    Anselmo.

    • Olá Anselmo,

      Para fazer isso com grupo, você precisa saber programar usando a API do mailchimp, no seu carro recomendo usar lista se não souber programar!

  31. Ola Fabio, veja se consegue tirar uma duvida. Criei uma lista e fiz as configurações como você citou no tutorial. Mas o problema é que não consigo ativar a opção em que o assinante recebe um email pra confirmar a inscrição. O que tenho que fazer?
    Obrigada

    • Olá Daniela,

      Não precisa Ativar, isso é automático quando criar a lista. O que pode fazer é editar todos os emails da confirmação!

      Abraço

  32. Que material rico Fábio. O Brasil precisa de mais empreendedores que se preocupem em educar o mercado! Me ajudou bastante.

    Abraços

  33. Michelle

    Olá Fábio muito bom seu artigo. Estou com uma dúvida, criei um formulário para colocar em meu site como captura de email, porém quando a pessoa clica em inscrever-se não aparece a mensagem indicando que foi cadastrado com sucesso e que a mesma deve verificar seu email para confirmação.

    O que poderia ser este erro?

    • Oi Michelle,

      Você precisa criar essa página com as informações e depois configura ela para assim que a pessoa clicar em enviar ela seja redirecionada para a página assim ela vai saber que precisa verificar o e-mail.

      Espero ter ajudado!

  34. Elisandro

    Olá Fábio,

    tento colocar no template da minha newsletter a ferramenta code, pois quero hospedar um áudio para abrir direto no corpo da news. Coloco o código html do local de hospedagem do áudio, e ele incorpora na news, até aí, tudo bem, o problema é quanto testo, faço preview, ou mando um email teste, aí não aparece o áudio, fica em branco a parte de onde estaria o áudio incorporado através da ferramenta code. Saberia algo a respeito?

  35. Danilo Pires

    All single opt-in methods, including via the API and list import, have been disabled for your account. Going forward, please use our double opt-in method to add subscribers to your list.
    Minha conta foi desabilitada como faço para ativar?
    Obrigado

  36. Camilla

    Olá, Fábio! Parabéns e obrigada pelo conteúdo!
    Estou com um problema. Criei um formulário de pesquisa no Google e queria enviá-lo integrado ao e-mail marketing. Na aba de design, escolho o bloco code e insiro o código HTML do formulário que criei e ele aparece normalmente na pré-visualização, porém quando disparo o e-mail o formulário não aparece. Já dá pra ver que ele sumiu só de dar um “next” e depois “back” pra página de design. Já não sei mais o que fazer. Sabe qual pode ser o problema?

    • Olá Camila,

      Isso não funciona no mailchimp o que eu faço é colocar o link para a pessoa clicar e ir para o formulário, só essa solução!

  37. Camilla

    Obrigada pela ajuda, Fábio!
    Tenho mais uma dúvida. Preciso personalizar o nome do destinatário e já li sobre as merge tags. Meu problema é com relação à lista, pois farei o upload de um arquivo em CSV. Como o arquivo deve estar? Na primeira coluna coloco os e-mails e na segunda os primeiros nomes?

    • Se sua lista já coletava o primeiro nome da pessoa, sim! Segunda coluna Fist Name!

  38. JULIA

    Boa tarde Fábio,

    Gostaria de saber se consigo editar o nome das pessoas de uma lista, pois quando exportei ela com os nomes e emails foram apenas os emails, e nao estou sabendo onde posso editá-la.

    Obrigada

    • Olá Julia,

      Basta entra na lista e clicar no lead que quer editar e pronto vai em editar

  39. Bom dia Fabio acompanho seu trabalho algum tempo e pelos artigos seus resolvi usar mailchimp e apesar seu inglês é fácil usar bom, como envio e-mail newsletter Plain-text campaign para minha lista me informaram que a taxa de entregar é mail por ele ser mas leve?

    Agradeço

  40. Como faço para adicionar um link no formulário para capturar e-mail?
    Fazendo com que ao ser colocado o e-mail o usuário seja direcionado para uma pagina de vendas do hotmart?

    • Olá Julina,

      Você vai na lista que deseja fazer isso em (Signup forms) clique em > General forms escolha > Confirmation “thank you” page nele você vai ver um local para colocar a URL sendo que essa opção é somente para quem fizer a dupla confirmação!

      Se quiser mandar direto assim que ela colocar o email sem confirma basta colocar a URL em > Signup “thank you” page

      Abraço

  41. Patrícia Costa

    Oi, Fábio, você salvou nossa vida com esse artigo. Me tira uma dúvida, caso eu tenha mais de dois mil contatos em uma lista, a forma para continuar enviando para mais contatos é criar outra lista com os demais contatos?

    • Olá Patrícia,

      Fico feliz que tenha gostado do tutorial, vamos a sua dúvida:

      Não, os 2mil contatos grátis é por conta e não por lista, espero ter ajudado!

  42. Raquel

    Olá, Fábio, obrigada por este artigo super esclarecedor. Porém, ainda tenho uma dúvida, é possível ter mais de uma conta gratuita no mailchimp para o mesmo site?

    • Olá Raquel,

      Pode sim!

      Mais vai precisar criar uma segunda conta completamente diferente da primeira!

  43. Olá Fabio, como vai?

    Acompanho seus tutoriais já algum tempo. Suas publicações e dicas são muito úteis para quem é
    empreendedor digital. Já lancei alguns ebooks. E agora estou terminando de montar um curso para
    pessoas que querem criar seu site do zero. Tanto de maneira gratuita, usando o WordPress e os plugins
    disponibilizados lá, usando também como campanha de “captura de e-mail” o mailchimp.
    Quanto de maneira paga, usando o Optimizepress dentro do WordPress.
    Gostaria de saber se posso indicar o link do seu site para os meus clientes tirarem dúvidas à respeito do Mailchimp.

    Desde já agradeço

  44. Natália

    Boa noite,
    Eu posso fazer um conteúdo ser exclusivo de um assinante no mailchimp?
    Exemplo: Enviei um e-mail para todos que se inscreveram, se esse e-mail for compartilhado com pessoas que não se inscreveram essas pessoas serem redirecionadas para a página de inscrição.
    Existe essa possibilidade?

  45. Abimael Pedroso

    Como posso retirar a confirmação de humanidade, a confirmação de e-mail acho que até que vai, mais confirmar humanidade já é encher o saco do prospecto rsrs

    • Olá Abimael,

      Infelizmente não pois eles colocaram no processo de confirmação!

      • Willian

        Olá, Fabio. Parabéns pelo excelente conteúdo.

        Você acha que este passo de confirmar a humanidade reduz muito a conversão?
        Porque realmente parece que já é abusar do lead.

        E deixa de ser double, pois…
        Inserir email e clicar no botão. – 1
        Ir para email e clicar no botão de confirmar – 2
        Confirmar humanidade – 3

        Triple optin…

        • Olá Willian,

          Se puder tirar seria bom, pois só o double optin já é o bastante. Como você falou Triple não é legal o lead vai sair fora só fica aquele que realmente quer o produto!

  46. Vania

    Olá Fábio,

    Eu criei uma conta para cada consultor da empresa, com suas respectivas lista que tem em torno de 1.500 Subscribes. Entretanto uma das contas foi bloqueada e não consigo identificar o motivo. O que devo fazer?

    Desde já agradeço.

    • Olá Vania,

      Somente entrar em contato com o suporte do mailchimp eles são super rápido e vão ajudar você!

      Boa sorte!

  47. Fernanda

    Fábio,
    Sempre que importo novos subscribers, o MailChimp não faz a alteração do número e/ ou demora para atualizá-lo. Como solucionar esse problema?

    • Olá Fernanda,

      Para isso é preciso importa da forma correta como eles pedem na sua ordem assim é atualizado na hora!

  48. Rafael

    Olá Fábio, tudo bem? Obrigado pelo passo a passo!
    Algumas pessoas se queixam de não conseguirem abrir a imagem que envio no e-mail, por coincidência ou não, todas essas são Outlook, você sabe me dizer o que pode estar acontecendo?

    • Olá Rafael,

      O que acontece que para pessoa poder abrir a imagem ela precisa autorizar o serviço de email a fazer caso não as imagens não abrem, isso não depende de você somente da pessoa que recebe seu email:

      O que eu faço sempre que envio os primeiros emails é uma mensagem com fundo amarelo falando avisando a pessoa “Habilite as imagens” após feito isso todo email seu vai abrir as iamgens.

      Abraço espero ter ajudado!

      • Rafael

        Muitooooooo obrigado pela ajuda mesmo!

          • Boa tarde Fabio tem como me ajudar no cancelamento do Mailchimp no meu cartão de credito, já cancelei minha conta mais os descontos continuam se possível passar contatos ou email algo que possa me ajudar ficarei grato!!

          • Olá Edmilson,

            Se ainda tiver acesso a sua conta vá em pagamentos e delete os dados do seu cartão que vai parar a cobrança! Se ainda tem cobrança é porque sua conta está ativa.

  49. Cintia

    jÁ TESTEI 2 VEZES USAR O MAILCHIMP E OS E-MAIL NÃO CHEGAM, NO RELATÓRIO CONSTA DE SAIU.

    O QUE EU FAÇO PARA CONFERIR

    • Olá Cintia,

      È precisa analisar tudo pois nunca ouvi de email não chegar ele pode até não chegar na caixa de entrada mais não chegar só se tiver fazendo errado, confira todo o passo um por um.

      Abraço

  50. Boa tarde Fabio estou com um grande problema, cancelei minha conta não tenho mais acesso isso ja faz 3 meses e continuo recebendo as cobranças por fatura de cartão, Você
    pode me ajudar?

  51. Tiago Heitor

    Olá Fabio,

    Se eu utilizar o mailchimp só para enviar emails para uma base que eu já possuo(sem emails de auto resposta) é necessário ter a versão paga?

    • Olá Tiago,

      Não precisa sendo que só pode mandar para 2 mil emails, outra coisa tome cuidado pois se os emails não forem seu, você pode ser marcado como spam e perder a conta!

  52. Sophia

    Fabio, tudo bem?

    Gostaria de saber se é possível deletar uma lista antiga, pois não encontro essa opção.

    Obrigada!

    • Olá Sophia,

      É sim, basta clicar no menu superior em List depois marque qual lista quer deletar e assim que marcar o botão DELETE aparece e pronto deletada a sua lista!

  53. André Luiz

    Fabio, Bom dia!

    Gostei muito do seu tutorial…Parabéns!

    É a primeira vez que eu estou utilizando o Mailchimp para divulgugar meu negócio, mas não estou sabendo como montar minha lista antes de importar para o mailchimp. Não sei em qual programa eu coloco minha lista (Word, Excel, Bloco de notas, etc…) e qual a extensão eu salvo o arquivo para importar minha lista…
    Quanto a campanha eu criei perfeitamente, mas estou apanhando quanto a lista mesmo…

  54. henry

    Boa noite Fábio muito joia seu Artigo! Cara fiz tudo certo mas quando colo o código do formulário na página ela não renderiza no navegador! Eu tiro o código ela volta a funcionar. Já aconteceu isso com você? Não é WP é HTML mesmo o site. Obrigado

    • Olá Henry,

      Nunca aconteceu comigo, qual o local que você está colando o código do formulário? É no head ou body? Você está tetando online ou em sua maquina?

  55. Mayara

    Artigo sensacional, muito top! Parabéns pela dedicação. Um abraço, fica com Deus!

  56. Lucas

    Olá Fábio,

    estou tendo alguns problemas com o Mailchimp. Ocorre que quando fui tentar importar uma lista de e-mails (já havia feito isso antes e havia dado certo), agora aparece a seguinte mensagem: “Imports are disabled for this account”
    Agora somente pelo método opt-in, algo assim, mas mesmo assim não estou sabendo o processo.
    Recentemente disparei um e-mail com uma lista de mais de 1000 pessoas que eram novas em meu banco de dados, talvez esse seja o motivo para tal fato.

    Você conseguiria me ajudar? Será que agora somente importando um por um?

    Obrigado!

    • Olá Lucas,

      Recomendo que entre em contato com o suporte pois essa mensagem diz que sua conta foi desativada a importação de arquivos! Falei com ele para reativar.

      Abraço

  57. Boa tarde,

    Tenho procurado a resposta há minha duvida, mas sem sucesso.

    Não tenciono usar todos os meses o mailchimp, nesse caso só pago os que uso ? Ou mesmo não usando tenho de pagar ?

    • Olá Sérgio,

      Se você passar de 2 mil contatos é preciso pagar sim, Eles cobram mesmo sem você pois é cobrado por lead armazenado não por envio, recomendo procurar um autoresponder que ofereça cobrança por envio não por lead como a maioria faz!

      Abraço e espero ter ajudado!

  58. Simone

    Oi Fábio, obrigada pelo post!
    Não estou conseguindo exportar meus contatos mesmo após organizar todos eles com nome certinho. Aparecem várias colunas com problemas que não consigo “pular”… Obrigada.

    • Olá Simone,

      Para poder importar é que que sega um padrão, exemplo: Em seu formulário se ele tiver dois campos como eu uso no meu, Nome e Email na hora de exportar é preciso ter esses dois campos em sua lista que está sendo importado!

      Espero ter ajudado!

  59. Muito bom seu artigo, porém achei confuso, devido eu estar configurando nesta data, a plataforma mudou tudo, gostaria que fizesse a versão 2016 do mail chimp.

    • Olá Wellington,

      Esse seria um novo artigo para a versão nova, no momento não vou escrever um novo pois a plataforma está mudando constantemente, quem sabe no Futuro!

      Abraço.

  60. Patrícia Costa

    Olá, Fábio, minha segunda vez aqui precisando de uma ajudinha.
    Eu preciso criar uma outra lista, sendo que já tenho 5. Como vou saber se não estarei adicionando emails repetidos? O mailchimp não avisa?
    Obrigada!

    • Patrícia,

      Não tem como saber há não ser olhando um por um!Ele só bloqueia se o mesmo email já estiver na lista, caso o contrario não!

      Abraço

  61. Lucas

    Olá, Fábio. Tudo bem? Estou tendo um problema com a minha conta depois de ter importado uma lista grande de contatos. Aparece a seguinte mensagem:

    “Our automated abuse-prevention system, Omnivore, has flagged your recent import for issues that could affect the delivery of your campaigns. Your list is likely to trigger spam filters, or generate bounces and abuse complaints.
    Internet service providers set strict limits on undeliverable mail and abuse complaints, which we have to abide by as an email service provider. Omnivore uses these limits to help determine when it’s necessary to issue a list warning.
    To send to your list again, you’ll need to undo your most recent list import to remove the new addresses. After you’ve removed the problematic addresses, you’ll be able to send to your list.”

    Você pode me ajudar?

    • Olá Lucas,

      O que acontece que você deve ter sido punido, pois esses sistemas de eamil, não aceitam qualquer lista, Por isso eles só aceitam você criar a sua com dupla confirmação, para ter a garantia que o e email quis se cadastrar e não somente alguém colocou o email dele.

      Quando você pegar um lista que não conhece e sobe lá assim que disparar o primeiro email vai ser taxado como spam, pois a lista não era sua ou não tinha dupla confirmação.

      Tome cuidado quando importar lista que não conheça.

      Abraço

  62. Fabio,
    É possível utilizar “sequência de e-mail” no Mail Chimp?
    Obrigado!

  63. Arthur Barbosa

    Olá Fabio!

    Tenho um problema que anda me assombrando. As vezes quando vou enviar uma campanha o mailchimp diz que fez o envio mas não aparece nenhuma estatística, e quando vou conferir com o cliente o email não chegou.

    Você sabe o motivo que isso acontece?

    Obrigado!

    • Olá Arthur,

      Não sei nunca aconteceu isso comigo! Agora se acontece é que ele não enviou, recomendo que faça o seguinte coloque 1 email seu para quando disparar vc recebe uma copia ou antes de enviar mande um de teste para seu!

      Abraço

  64. Boa noite,

    Muito legal seu artigo
    Estou com um problemão: o mailchimp diz que vou receber uma SMS com um código para autenticar o login, porém ocorreu que desde ontem os números de celulares da região sul possuem um dígito a mais na frente, então não estou recebendo este bendito código,

    Me ajuda, por favor,

    • Maiquel Rosauro

      Estou com o mesmo problema!

    • Olá Morgana,

      Você precisa entrar em contato com o suporte e informar a mudança para eles tentarem resolver seu problema!

  65. Bom dia Fábio, a partir do passo 18 eu me perdi. Será que teria alguma imagem ilustrando os próximos passos?
    Muito obrigado!

  66. Olá, Fabio !
    Você poderia me ajudar tenho uma conta no mailchimp com todas as campanhas feitas não consigo acessar a conta porque quando o maichimp envia um SMS não entra é que o numero de telefone que eu tinha cadastrado não existe mais Como faço para alterar para o novo numero e assim continuar com as minhas campanhas .

    • Olá Valti,

      Não tem como sem o número antigo, mas, recomendo que tente entrar em contato com o suporte deles só eles podem ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *