O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS

Olá pessoal, nos últimos tempos recebi essa dúvida, que é “O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS” e isso tem tirado o sono de muitas pessoas, mas , calma eu tenho a solução para você nesse vídeo.

Então sem mais delongas assista ao vídeo e logo depois aplica para resolver seu problemas!

Olá, tudo bem? Sou Fábio Pessoa. E você, anda recebendo aquele e-mail do Google falando que o GoogleBot não consegue acender a ficheiros CSS JavaScript? Então fique até o final desse vídeo que eu vou te dar a solução para esse problema.

E aí, pessoal? Vamos dar início aqui a esse vídeo e o seguinte hoje eu tô aqui para tirar a dúvida de muitas pessoas, tá? Recebi nos últimos dias aí essa dúvida que é o seguinte: você que aí recebeu no seu e-mail essa mensagem “O GoogleBot não consegue acender a ficheiros CSS e JavaScript” – JS, né? No seu site, a URL do seu site e essa seguinte mensagem.

O que acontece aqui, no  dia 21 de abril de 2015, eu lancei esse vídeo aqui no dia 22 falando sobre essa atualização do Google Mobile e uma solução. Por quê? A partir desse dia 21 de abril o Google passou a dar relevância a sites mobile, então se você não tem um site mobile vai lá, mude, assista a esse vídeo aqui para você entender mais sobre essa atualização. E para você também se tem um site WordPress e ele ainda não é responsivo, não tem a versão mobile, tem uma solução aqui nesse vídeo.

Não se preocupe que o link para esse vídeo vai estar aqui em baixo nos comentários, tá? E não esqueça que chegando aqui dê um joinha, né. Assine o canal se você ainda não assinou o canal, você clica aqui nessa lampadazinha aqui, assina o canal, toda quarta-feira às 11 horas tem um vídeo novo aqui. Tá ok?

E o seguinte, né, essa atualização passou o Google passou a dizer que a partir dessa data ele não vai dar relevância para sites que não tem a versão mobile estão se você não tem a versão mobile você vai estar perdendo visita, vai estar perdendo relevância. ok?

Agora você me pergunta “Ah, Fábio, mas o que tem a ver essa mensagem?” É porque o seguinte antigamente a gente usava – eu vou mostrar aqui para você o Robots.txt como a gente usava antes – então antes a gente usava o Robots para bloquear CSS, JavaScript e mais outras coisas aí para deixar o site mais rápido. E a gente bloqueava isso no Robots porque não tinha problema algum, pelo contrário ajudava seu site. Porém a partir dessa data do dia 21, com todo esse bloqueio aqui o Google ele não consegue  acessar o CSS e fazer tudo para poder colocar seu site na versão o mobile.

Então o seguinte: se você tem o CSS, o JavaScript ele estando bloqueado aqui pelo Robot o Google não consegue acessar, tá ok?

Então, assim, tem pessoa que fala “Ah, o Google ficou maluco, o Google tá exigindo isso”. Ele está exigindo isso para poder reconhecer o seu site, ler tudo para poder mostrar a melhor experiência pro usuário e tudo. Então ele passou a cobrar isso, então tem centenas de pessoas que estão recebendo essa mensagem e não sabem o que fazer. Tem dois motivos aqui que estão causando essa mensagem e é fácil de resolver. Tá ok?

Primeiro: se você ainda tem isso aqui no seu Robots, ele é antigo e tem esse bloqueio, arranca. Você retira todo ele.

Outra coisa que tá provocando isso também: se você tem isso aqui para bloquear busca interna para não gerar conteúdo duplicado. Então se você não tinha aquele lá, mas tem esse também, isso aqui tá bloqueando esse parâmetro. Então qual foi a solução que eu tive, que eu achei aqui?

É mudar esse parâmetro, esse aqui é o novo, ok? Deixa eu colocar aqui no local. Esse é o novo parâmetro para bloquear somente a busca interna e não gerar conteúdo duplicado.  Então você vai essa nova tag aqui, ok? E lembrando mais uma vez que no seu arquivo Robots.txt, depois de você colocar esse aqui e retirar aquilo lá não esqueça que no final você tem que colocar esse endereço aqui, o endereço do seu sitemaps, então não esqueça de fazer isso no seu Robots.txt.

Se você tiver alguma dúvida para esse comando fique tranquilo, eu vou deixar ele aqui em cópia na descrição desse vídeo e também se você quiser você pode acessar o meu Robots.txt e copiar ele aqui também. Tá ok? Você copia o Robots.txt, coloca isso aqui, resolve seu problema.

Agora é a outra dúvida também “Ah, Fábio, mas tá demorando o Google para reconhecer para fazer isso, como é que faz, quanto tempo demora?”. Bem, a próxima vez que o Google voltar, o robô voltar em seu site e ele conseguir acessar todos esses aí ele vai eliminar essa mensagem, você não vai receber uma mensagem. Significa que o problema está corrigido. Tá ok? Então, lembrando aí você que ficou agora aqui até o final dê aquele seu joinha, compartilhe aí esse vídeo e não esqueça de assinar o canal que você tá me ajudando aí também. E quando você tiver dúvidas ou o que seja, mande também que pode ser um tema dos próximos vídeos aí, ok? Um abraço e até a próxima

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

2 Comentários

  1. Priscila

    Olá, Fabio.

    Como eu faço no blogger?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *