Marketing Online e Google Adwords

O que é o Marketing?

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Marketing é o conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. “Dicionário Aurélio” – Estratégia: Antes de tudo você precisa saber o que quer fazer, vender um produto, capturar um email ou somente mais visitas para seu site. Na estratégia você precisa definir isso! –Ações: Aqui entra o Google Adwords, ele vai ajudar você a chegar ao seu objetivo.

Marketing Online

Quando falamos em marketing online não é somente fazer um anúncio e pronto você vai vender muito, não é bem assim, quando você está pesquisando algum produto em um shopping você entra em todas as lojas? Em toda a loja que entra você chega a comprar?  Não, porque depende do produto, depende da loja, depende do atendimento e também do preço, certo? O mais importante não é quanto vai investir, mas, sim a forma como vai escrever seus anúncios e principalmente seu site, um site bem estruturado com fotos de qualidade, bastante informação do produto e uma ótima navegação.

Não adianta ter um ótimo produto e um péssimo site. Pois o usuário precisa entender tudo que está em seu site, isso é o primeiro passo! Digamos que João está pesquisando por carteira de couro, hoje é muito comum as pessoas pesquisarem na internet “Online” e mais comum ele pesquisar no Google. Ele digita “Comprar carteira” o Google vai ao Adwords procura por anúncios relacionados à carteira de couro e mostra todos os anúncios.

Digamos que João ficou interessado por um anúncio e clica, desta forma, ele será redirecionado para o site. Ao entrar, ele se depara com um site de péssima qualidade e somente uma foto ruim da carteira de couro. O que você acha que irá acontecer? Claro que ele vai sair e clicar em outro anúncio e ao chegar ao outro site ele encontra varias fotos e uma descrição bem detalhada da carteira de couro com frete grátis, o que acha que vai acontecer?

Resumo:

  • Defina o objetivo de sua campanha
  • Adwords: ferramenta de marketing online
  • Uma campanha bem feita gera bastantes visitas ao seu site

Onde Aparecem os anúncios

Quando você criar uma campanha no Google Adwords você pode determinar onde ele vai aparecer em suas duas redes que são! Rede de Pesquisa: Ela é composta do Google e seus parceiros de pesquisa. Aquele que tem em seu site uma barra de pesquisa chamada de by Google! Rede de Display: São os sites da rede de display, São todos os sites que contém anúncios de imagens, como blogs e grandes portais e também outro exemplo é, Youtube, Gmail e etc… A rede de pesquisa é a que vocês vão usar de inicio, ela vai ser o www.google.com.br

Anuncios do Google

Vocês podem notar na imagem que os três primeiros resultados constam uma tarja amarela escrita Anúncio, agora você deve está se perguntando quem determina o primeiro, segundo e terceiro lugar. Agora você me pergunta quem coloca esses anúncios em suas posições? Calma! Não sou eu, nem um funcionário do Google que tem esse poder. O que determina a posição de cada anúncio nos resultado é o sistema de leilão do Google Adwords. Os dois maiores fatores que definem cada posição de um anuncio, são: indece-de-qualidade-lance-cpc

O que é índice de qualidade?

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É uma avaliação que o sistema do Google Adwords faz da sua palavra chave, digamos que a nossa seja “Carteira de Couro”, ele vai atrelar um índice de qualidade a ela dando uma nota de 0 a 10, esse índice de qualidade vai levar em conta dois grandes fatores que são o anúncio e a página de destino (Página de Destino é aquela que quando o usuário clica em seu anúncio é levado ao seu site). Não entendeu como funciona o índice de qualidade? Vamos voltar a nossa palavra chave “Carteira de Couro” o sistema vai olhar essa palavra, o anúncio que está vinculado e o site de destino. Seu anúncio fala de “Carteira de Couro”, seu site fala de “Carteira de Couro”?

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São esses três grandes pontos que o sistema vai analisar na hora de aplicar o índice de qualidade.  Um exemplo, (Eu tenho a palavra chave “carteira de couro”, mas, no meu anúncio está falando que vendo livro e meu site também fala de livro), o meu índice de qualidade vai ser muito baixo podendo chegar até a zero.

O que é CPC?

É o valor pago a cada clique em um determinado anúncio de campanhas.

  • CPC: Custo por Clique
  • CPC máximo: Valor máximo pago no leilão
  • CPC médio: Valor médio pago no leilão

Em sua conta você verá duas colunas, CPC máximo e CPC médio. O CPC máximo é o que podemos ajustar e determinar quanto está disposto a pagar por um clique. Digamos que meu produto principal seja “Sapato Masculino” onde eu gostaria de vender mais, aí eu coloco o CPC máximo de R$: 1,00 por clique e para “carteira de couro” eu coloco R$: 0,50 por clique. O CPC médio é o valor real que foi pago pelo clique exemplo (“sapato masculino” coloquei R$: 1,00 só que meus concorrentes colocaram R$: 0,50 o valor que vou pagar é R$: 0,50 pelo clique), ficou fácil de entender?

Resumo:

  • – Seu anúncio pode aparecer no Google ou em outros sites.
  • – A posição em que ele aparece depende do leilão.
  • – É importante cuidar dos seus lances e da sua qualidade.

O que é orçamento diário?

Um valor que você define para cada campanha publicitária para especificar quanto, em média, deseja gastar por dia.

  • Você define um orçamento diário médio para cada campanha do Google AdWords e, então, o sistema procurará exibir seus anúncios o máximo possível até que seu orçamento seja atingido.
  • Quando seu orçamento é atingido, os anúncios normalmente deixam de ser exibidos nesse dia. A rapidez com que seus anúncios são exibidos durante um dia específico é determinada por sua opção de exibição de anúncios.
  • É possível que seja cobrado um valor menor ou, às vezes, um valor ligeiramente maior do que o orçamento diário médio em um determinado dia. Para ajudar a garantir que seu anúncio possa ser exibido durante um período um pouco maior em dias que se mostra muito popular, seu orçamento diário é usado como um valor médio: em qualquer dia, você pode receber até 20% a mais em custos do que o valor determinado por seu orçamento diário, mas em outros dias o valor será limitado a um valor mais baixo para compensar. Isso é chamado de superfornecimento.
  • No entanto, em um determinado período de faturamento, nunca será cobrado um valor maior do que o valor para o número médio de dias de um mês (aproximadamente 30,4) multiplicado por seu orçamento diário. Para campanhas pausadas no meio do mês ou que não são exibidas durante todo o mês, você poderá notar discrepâncias entre os orçamentos diários médios e as cobranças totais.

Orçamento diário = Faturamento?

NÃO

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Faturamento: Existem dois tipos, pré-pago e pós-pago.

No pré-pago é onde você pode fazer o pagamento por boleto bancário, basta determinar o valor e imprimir o boleto para pagamento, assim que pagamento constar para o Google ele libera o valor em sua conta e seus anúncios entram no ar.

No pós-pago, você coloca um cartão de crédito e determina o valor que poder ser cobrado nele, exemplo (Eu quero que seja debitado em meu cartão todas as vezes que chegar ao valor de R$: 500,00 reais) assim só serei cobrado quando atingir esse valor. Querendo entender melhor sobre orçamento diário leia Como Criar Anuncio No Google Adwords no final tem um vídeo que falo sobre cupom e orçamento diário.

Resumo:

– Orçamento diário é o limite de gasto diário.

– Faturamento é onde você visualiza o salto disponível na conta.

– Ambos precisam está ok para sua conta rodar os anúncios.

Estrutura da conta

Uma campanha é como um armário: Cheio de “Gavetas

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Digamos que eu tenho dois produtos, lembram ainda quais são? É “Carteira de Couro” e “Sapato Masculino” aí vou criar uma campanha para cada um dos produtos.

Então como vamos arrumar essas gavetas, é bem simples de fazer com as campanhas! Você cria uma para “carteira de couro” e outra para “sapato masculino” onde vou criar dois grupos de anúncios bem atrativos falando sobre “carteira de couro” e levando o usuário para uma página de meu site que fala de “carteira de couro” e também com palavras chaves “carteira de couro”.

Em outra campanha vou fazer a mesma coisa só que focando em “sapato masculino” no caso desse produto ser o que eu quero vender mais, posso colocar uma promoção exclusiva e um orçamento diferenciado.

Em um próximo post vou falar mais um pouco de Google Adwords, espero que tenham gostado e qualquer dúvida postem nos comentários!

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Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

4 Comentários

  1. Ótimas dicas, ultimamente tenho procurado muito sobre SEO.

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