6 Dicas de SEO para Blogger / Blogspot

seo-para-blogger-blogspot

Recebi muitas dúvidas sobre otimização de site – SEO para blogger, pois ele é uma plataforma gratuita do Google para blog onde você pode criar seu primeiro blog totalmente grátis. Outra plataforma que segue o mesmo padrão do blogger é o wordpress.com.

Essas duas plataformas são muito boas para quem está começando, pois você pode começar a sua vida virtual sem gastar nada de início, mas, eles tem um grande problema na hora de otimizar. Por ser uma plataforma grátis você não tem acesso a muitas coisas, por exemplo: FTP, Banco de Dados etc…

SEO é muito importante para um blog, e é por isso que sempre recomendo aplicar ele em seus sites e blogs, mas para fazer isso no blogger não é uma coisa fácil, pois como falei, ele é meio limitado, por isso resolvi escrever esse artigo dando 6 dias de SEO para blogger. Espero que você goste!

Dica 1 de SEO para o Blogger/BlogSpot: – Otimizar o Título

  1. Vou começar pelo o mais simples, mas, muitas pessoas não dão tanto valor para ele que é o título, um título bem otimizado vai ajudar muito.
  2. Nunca deixe seu título ultrapassar os limites de caracteres porque o Google vai colocar as reticências, aqueles três pontinhos no final do seu título.
  3. Sempre que tiver espaço coloque sua marca (Pode ser o nome do seu blog) junto com o título. Um exemplo do título do meu blog: “6 Dicas de SEO para Blogger – Fábio Pessoa” notem que estou utilizando o meu nome, pois ele é a marca do meu blog.
  4. Crie título atrativo, chame o usuário para ação que é clicar em seu Artigo, use o título com a descrição para deixar claro o que ele vai encontrar em seu artigo.
  5. A palavra chave deve está no título.

Dica 2 de SEO para o Blogger/BlogSpot – Otimizar a Meta Descrição

  1. Já vi muito blog que a pessoa esqueceu de escrever uma descrição para seu artigo, não faça isso, sempre faça sua descrição, pois ela junto com o título que vai determinar o clique do usuário. Vou deixar algumas dicas de como fazer sua descrição.
  2. Na descrição existe o mesmo problema do título que é o limite de caracteres, então não ultrapasse ele, o Google muda o tamanho mais hoje o limite é de 150.
  3. Seja criativo, crie sua descrição atraente para usuário, mas, sempre dando uma breve informação sobre o que ele vai encontrar clicando em seu artigo e chamando-o para ação.
  4. Não crie descrição curta, use todos os seus 150 caracteres, pois descrição curta não chama atenção de ninguém.
  5. A palavra chave deve está na descrição também.

Dica 3 de SEO para o Blogger/BlogSpot – URL Amigável

  1. A URL amigável vai ajudar ao usuário a reconhecer facilmente o link que vai clicar e o Google adora URL amigável. Essa é uma das práticas mais recomendada para SEO.
  2. Vou mostrar um exemplo de URL amigável, exemplo: fabiopessoa.com.br/?p=731 você saberia identificar o que vai encontrar nesse artigo? Duvido muito! agora vou mostrar como seria uma URL amigável: fabiopessoa.com.br/6-dicas-de-seo-para-blogger e agora ficou fácil de identificar! Então, por isso ela é tão importante em seu blog, se você ainda não tem URL amigável vá lá agora e deixe as suas assim.
  3. A palavra chave deve está na URL como mostrei no exemplo.

Dica 4 de SEO para o Blogger/BlogSpot – Otimizar Imagens

  1. Ter imagem em um artigo ajuda você, e essa imagem deve ter um tamanho bom e de boa qualidade. O usuário gosta de imagem e o Google também, lembre-se que o Google tem uma busca só por imagem. É mais um local que você pode ranquear.
  2.  Uma imagem deve ser descrita o que realmente tem nele e se por acaso constar sua palavra chave nele, beleza. Veja um exemplo na minha imagem de topo, coloque o mouse e veja a descrição.
  3. Preencha o nome do arquivo da imagem corretamente.
  4. Use traço para separar o nome da imagem, veja o exemplo: 6-dicas-de-seo-para-blogger.jpg assim o Google consegue entender que tem espaço entre as palavras.

imagem mostrando como otimizar

Dica 5 de SEO para o Blogger/BlogSpot: – Link Building

  1. O linkbuilding é um dos fatores de ranqueamento mais importante para SEO, pois é a forma que o Google tem para medir sua reputação que chamamos de referencia, então, quanto mais referencia você tiver mais reconhecimento você vai ter.
  2. Existem várias maneiras de conseguir referencia/link já vi alguns depoimentos falando que link em comentário dos outros blogs ajuda, mas, há dúvidas,então como eu digo sempre TESTE, pois é SEO é muito teste as vezes um simples comentário com um link para seu blog ajuda.
  3. Outra forma é um blog recomendar outro, o Google já avisou que essa recomendação é troca de link e por isso é proibido e pode gerar punição, mas será mesmo!?
  4. Agora uma forma legal seria por guest post como chamamos aqui, que consiste de você fazer um artigo e postar em outro blog onde no final do artigo tem um link referenciando você. Lembrando também que o Google já falou que o guest post não funciona mais existe controversas…

Dica 6 de SEO para o Blogger/BlogSpot: – Conteúdo exclusivo e de Qualidade

  1. Essa é a dúvida mais frequente: como criar um conteúdo exclusivo e de qualidade.
  2. Bem, conteúdo exclusivo é aquele que você cria com suas próprias palavras sem copiar de ninguém na internet, pois o que acontece muito é a pessoa copiar artigos de outros e postando em seu blog dizendo que é seu. Só que esse artigos não vai conseguir boas posições no Google por ser uma copia e o Google sabe quando ele é uma copia.
  3. Agora a pergunta que mais recebo é: Como criar conteúdo de qualidade? Para você criar um conteúdo de qualidade você precisa entender seu publico/leitor do seu blog, saber o qual a maior necessidade ou dúvida, e com isso criar um conteúdo que irá ajudar ele a sanar a dúvida.

Espero que essas dicas ajude você a conseguir mais visitantes e audiência para seu blog, gostou desse artigo? não esqueça de compartilhar! Obrigado.

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

24 Comentários

  1. Olá Fabio, as técnicas para otimizar são similares ao wordpress. Você sabe me dizer se o google pune mini sites criados nesta plataforma.

    Bacana o conteúdo, simples e objetivo.

    Até mais..

  2. Rapaz, vejo poucas pessoas aplicarem estas dicas. Pois o que mais aparecem nas buscas são títulos nada a ver com o assunto e a descrição também. Isso atrapalha na seleção do assunto que procuramos.

  3. Ótimas informações. Terei mais cuidado ao fazer um novo poster!

  4. Olá Fábio,

    Dicas incríveis para quem estar iniciando no marketing digital. São dicas simples e que são úteis tanto para plataformas grátis e pagas. Quem colocar cada uma dessas dicas em prática vão perceber que seu blogueiro vai receber mais visitas e referências.

    • Obrigado Adriano,

      É bem por aí mesmo, SEO não é passe de mágica mas, sim mão na massa!

  5. não sei nada nem como criar um blogger ate agora já gastei bastante, comprando cursos, e não vejo nada, agora já não acredito mais em nada, você fica cansado de ser enganado. obrigado.

    • Olá Adelmo,

      Você precisa analisar bem um curso antes de comprar! Dependo do que procura aprender tem grátis na internet.

      Abraço e boa sorte na sua caminhada!

  6. Alice

    Ótimas dicas! Muito obrigada!

  7. Muito Obrigado Fábio Pessoa,

    Mais uma vez dando uma ula show de post,
    vou aplicar sim no meu Blogspot, agora que eu
    peguei uns macetes vou tunar meu blog.

    Obrigado,

    Um grande Abraço,

    Marcelo Wagner

  8. Muito legal! Eu já testei algumas de suas dicas e realmente deu certo hehe
    Obrigado e parabéns pelo artigo!

  9. Jonnatha Araujo

    Ótimas dicas para eu aplicar em todas as postagens e otimizações que eu for fazer em meu blog.

    Obrigado pelo artigo!!

  10. Olá Fábio. Parabéns!
    Já tinha procurado em outras ocasiões sobre SEO e via explicações muito longas e complexas que não passavam credibilidade por parecer que estavam enchendo linguiça.
    É claro que você não explicou tudo sobre SEO, mas esse apanhado mais geral ajudou a entender melhor o conceito geral e como aplicar, de fato, muito didático.
    Continue assim, usando sua habilidade para abrir caminhos e fazer a diferença.

    Abraços.

  11. Danilo

    Ótimas dicas, inclusive já estou aplicando.

  12. Ola Fabio

    Sensacional seu Post, excelentes DICAS!

    Meu Blog é na plataforma blogger, e tem apenas 02 meses de existencia.

    Por isso, estudo muito e me esforço em criar CONTEÚDO RELEVANTE, que de fato agregue valor ao usuario.

    Além disso, busco criar conteúdo com mais de 1500 palavras, pois aprendi que também ajuda no rankeamento.

    O que você me diz sobre o TEMPO que um Blog leva para que seus artigo sejam indexados no Google?

    Obrigada

    Catia Duville

  13. Sr.

    Li seu artigo com atenção, mas confesso que deixou a desejar no sentido de que, se você passa essas dicas para um leigo em HTML/CCS, sem explicar em que campo copiar e colar, e não deixa aqui alguns códigos para melhorar nosso blog, então a tarefa se torna impossível. Faça atenção que o Sr. escreve para leigos como eu, e não para um webdesigner. Então pergunto: QUE CÓDIGOS VOU COLOCAR DENTRO DO CAMPO MODELO DO MEU BLOGSPOT? Vi muito elogios aqui (e não tome isso como uma crítica), mas para mim não serviu para nada, só perdir alguns minutos para ler. Estou realmente cursando MARKETING VIRTUAL, mas o curso não ensina como trabalhar com SEO ou SEM, ele somente explica o que é.
    A sugestão que deixo aqui é que lembre que inúmeros leigos em HTML vão ler seu blog, e somente ficarão com a sensação de que perderam minutos preciosos.

    Grato.

    • Olá Paulo,

      Não entende suas dúvidas, pois momento algum eu falei pra ninguém colar código algum, outra coisa o artigo é ¨Dicas de SEO para Blogger! e eu dei todas as 6 dicas ele não é como fazer que é um coisa completamente diferente!

      Abraço e obrigado por sua critica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *