Como criar um blog otimizado para Seo com WordPress

O WordPress é o CMS mais popular para desenvolvimento de sites e blogs profissionais. Isso se deve principalmente a sua interface amigável, muito fácil de utilizar e claro ao fato de ser extremamente optimizada para SEO.

Mesmo o WordPress sendo uma plataforma optimizada, algumas poucas configurações e cuidados fazem muita diferença.

Vamos começar do Inicio.

Como criar um blog optimizado para Seo com WordPress

Escolha do tema ou nicho do blog

Todo trabalho de Seo deve iniciar com a escolha de um nicho e uma palavra chave central em torno do qual deve girar todo conteúdo do blog.

Domínio

O domínio deve ser escolhido com cuidado, ele deve ter relação com o tema do blog e de preferencia deve ser a palavra chave principal ou pelo menos conter a palavra chave central do seu nicho.

Estrutura da url

A Url amigável é de considerável importância para Seo, gosto de utilizar a opção %%postname%%, com essa estrutura todos os artigos vão exibir na url o nome do post.

Redirecionamento 301

É de extrema importância a utilização de redirecionamento 301 tanto para remover ou adicionar o www na URL como também redirecionar urls com erro para outra pagina.

Desempenho

O desempenho ou velocidade de carregamento é muito importante para melhorar o ranking nos mecanismos de busca.

Para melhorar o desempenho gosto de utilizar o plugin W3 Total cache, que na minha opção é a melhor opção. Outra coisa importante é a utilização de um bom servidor , recomendo que veja o curso Super Servidor, onde mostro como é possível ter um servidor de alto desempenho pelo preço de uma hospedagem.

Para testar o desempenho de blogs gosto de utilizar o Page Speed do Google.

Plugin de Seo

A utilização de um plugin de Seo proporciona mais controle sobre diversos fatores de alta importância, como reescrita de títulos, descrição, criação de sitemaps, e diversos outros.

Gosto de utilizar o Plugin WordPress Seo by Yoast.

Títulos

A escolha do titulo tanto para o blog como para os artigos é de fundamental importância para posicionamento no Google, ele é a tag de maior relevância, então logo deve conter a palavra chave para qual busca conseguir ranking.

Tome cuidado para não estourar o tamanho do titulo que deve estar em torno de 54 caracteres.

Subtítulos

Os subtítulos (H2, H3, H4, H5, H6) devem ser utilizados não apenas para facilitar a leitura mas também devido a sua influencia no ranking.
Tome cuidado para não repetir a H1 que já está presente no titulo e não quebrar a hierarquia.
Não existe a necessidade de utilizar todos os subtítulos, pessoalmente vou apenas até a H3.

Descrições

Durante a criação da descrição que pode ser definida utilizando o Plugin WordPress Seo pense em atrair a leitor para o click e inclua também sua palavra chave em foco.

Otimização de imagens

A otimização de imagens também pode fazer muita diferença em seu trabalho se Seo, a otimização básica indispensável para imagens é preencher os atributos title e alt corretamente.

Webmasters

A central de webmasters do Google é uma solução completa para otimização, pois com as ferramentas que ela oferece podemos descobrir erros e melhorar nosso site a cada dia.

Sitemaps

A utilização de sitemaps é muito importante para ajudar o Google a se localizar dentro do blog e assim indexar mais rapidamente nossos artigos.

Links

A utilização correta de links juntamente com conteúdo de qualidade tem o maior peso em Seo.

Utilize links internos que apontam para outros artigos, home page, categorias e também links externos que apontam para sites com conteúdos relevantes que complementem o seu artigo.

Também trabalhe o link Buibing, ou seja, consiga links em outros sites que apontam para seu site.

Atualizações

Quanto mais conteúdo postar em seu blog melhor para você, tente manter uma frequência de postagem, um artigo por dia, semana, ou mesmo um artigo por mês, mas atualize seu blog.

Tome cuidado para nunca trocar qualidade por quantidade. É melhor postar um artigo bom por mês que um artigo meia boca por semana ou mesmo um artigo ruim por dia.

Conclusão

Se você quer apreender como criar um blog clique aqui e conheça o WordPress Dominado, blog e curso em vídeo onde mostro passo a passo como criar e aperfeiçoar blogs com WordPress.

Agora se você já tem um blog e está com poucas visitas recomendo que conheça o Seo para WordPress, onde você vai apreender tudo sobre SEO.

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Gabriel Wohlfart

Curioso, devorador de filmes e seriados estranhos, muito ocupado, atrapalhado, empreendedor fascinado por ferramentas e estratégias de Marketing Digital. https://www.gerenciandoweb.com/

Website: https://www.gerenciandoweb.com/

8 Comentários

    • Olá Marcelo,

      Não vi problema nessa URL para mim o redirect funcionou, eu digito seu site com www e sem está redirecionando para sem!

      Abraço!

  1. André

    Tenho um problema fiz teste do meu site e fala que Sitemap for users not found . Esta falando que não esta achando o sitemap do meu site, eu uso o plugin SEO yoast e tenho o site cadastrado no Webmaster tools, alguém sabe o que pode estar acontecendo?
    Eu cadastrei os Sitemap separadamente post-sitemap.xml / page-sitemap.xml / category-sitemap.xml
    Falou também que o meu site esta faltando o XML Sitemap, sera que é melhor eu colocar so o index no webmaster tolls?

  2. Bianca Mourão

    O wordpress é muito melhor para aparecer no google de que sites em HTML.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *