Como Melhorar o SEO de seu Blog Facilmente

Esse artigo foi publicado por Alejandro Salinas do Projeto Empreendedor 

Muitas vezes quando a gente busca dicas ou formas para melhorar o SEO de um blog encontramos que faz falta algum conhecimento prévio sobre SEO ou pelo menos um minimo de conhecimento técnico para aplicar muitas das melhoras que são propostas.

Nesse artigo quero recopilar dicas fáceis de aplicar e que não requerem de nenhum conhecimento previo ou tecnico para serem aplicadas. Simplesmente com seguir uma serie de passos na hora de publicar um post é possível melhorar de forma considerável o posicionamento deles.

1. Otimize os títulos

É horrível quando chega a um blog e encontra títulos que parecem escritos por uma criança (Algo muito comum em blogs pessoais) e que não são nada ótimos, nem para SEO nem para o usuário. Alguns exemplos:

  • Adoro! As botas para essa temporada são lindas.
  • É maravilhoso sair para rua e encontrar lojas de decoração com muitisimas ideias originais.
  • Dicas para melhorar o SEO de sua web e o posicionamento web em Google de sua pagina web.

Não são exemplos reais, mas, já encontrei com coisas bem piores em blogs relativamente importantes. O principal na hora de escrever um titulo bem otimizado é saber sobre o que vai escrever e saber que pergunta ou problema vai resolver com ele.

  1. Qual é a palavra chave principal de seu artigo?: Utilize-a no título
  2. Se seu artigo responde uma pergunta ou resolve um problema, faça-o saber no título: “Como melhorar…..”, “Dicas para….”, etc.
  3. Não ultrapasse os 70 caracteres, é o máximo que Google mostra nos resultados.
  4. Quanto mais a esquerda Inclua a palavra chave de seu artigo, melhor. Mas não perca o sentido do que quer dizer.

Se quer saber mais sobre como escolher um título recomendo a leitura de “10 dicas para escrever títulos

2. Otimiza as URL´s

Tenho quase certeza que, como blogueiro, utiliza como plataforma para suas publicações WordPress ou Blogger. Essas plataformas criam as URL de forma automática. No caso do Blogger é o proprio titulo do post e em WordPress a data de publicação mais o titulo do post e isso para SEO não é correto.

Para otimizar as URL siga essas dicas:

  1. Nunca deixe a URL padrão. Edite-as é muito simples.
  2. Elimine as preposições da URL. Por exemplo, se a URL é “Como melhorar o SEO de seu blog” a URL deveria ficar “Como-melhorar-seo-blog”.
  3. Use (-) no lugar de (_).
  4. Nunca utilize caracteres diferentes como acentos ou interrogações na URL.
  5. Inclua a palavra chave na URL.
  6. O poder do posicionamento de uma URL cai quando ela é mais longa. Faça a URL o mais curta possível sem que perca o sentido.

Como-melhorar-o-seo

3. Links Internos

É muito importante que quando escreva um artigo novo faça links para artigos antigos que estejam relacionados a ele, assim, além de proporcionar mais informação útil para o leitor, estará dando mais facilidade para Google na hora de navegar em seu blog.

O que fazer e o que não fazer com os links internos?

  1. Se publica um artigo onde não tem outro artigo para fazer link, reserve-o e quando escreva outro artigo relacionado, edite o primeiro artigo e adicione o link.
  2. Quando publique um artigo, confira se pode fazer links desde artigos anteriores que sejam muito populares
  3. Utiliza Anchor Text (Texto ancora) que sejam descritivos, ao vez de utilizar textos como “Clique Aqui” ou “Outro Artigo” ou “Saiba Mais”,utilize frases que descrevam realmente o link.
  4. Não abuse do Texto ancora, os textos com muitos links são difíceis de ler e os leitores terminam ignorando-os.
  5. Utilize também links externos, muitas vezes os links para paginas de terceiros são uma grande ajuda para seus leitores, além disso, você consegue que essas páginas de maior autoridade saibam de você. Muita gente não gosta de fazer links externos e não sabem a oportunidade que estão perdendo.

4. Otimiza suas imagens

Já não é segredo que as imagens são um elemento fundamental em um artigo bom, por isso é muito importante que estejam otimizadas em qualidade e em SEO.

  1. Utilize nomes descritivos nas imagens, não deixe nomes como “IMG_1002”. Se a imagem é de uma bola de neve, coloque o titulo de “bola-de-neve”.
  2. Adicione a etiqueta alt para todas as imagens. Google não pode ler a imagem, ele identifica a imagem pelo texto da etiqueta alt.
  3. Não abuse das keywords nos dois casos anteriores. Assim como para o texto, também existe o Keyword Sttuffing para imagens. O Keyword Stuffing não é nada mais que o uso excessivo de palavras chaves e é uma técnica black hat de SEO.
  4. Otimiza o tamanho de suas imagens.

Para mais detalhes veja o artigo sobre como otimizar imagens.

Por ultimo, a minha melhor dica para melhorar o SEO de seu blog (e isso talvez nunca viu 🙂 ) é que escreva conteúdos de qualidade e que ajudem ao usuário, sem isso, todo o anterior não teria sentido.

E você? faz algo para melhorar o SEO de seu blog?

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Alejandro Salinas Cépeda

Peruano e Empreendedor digital. Alejandro é Autor convidado do Fabiopessoa.com.br e gosta de testar diferentes formas de ter negócios na internet, de escrever e de compartilhar conhecimento através do blog.

Website: http://www.projetoempreendedor.com

22 Comentários

    • Opa Maycon!
      Obrigado Parceiro!
      As vezes é o simples que devemos fazer para chegar ao sucesso.. Ainda existe muita gente que acha que fazer SEO onpage é um bicho de 7 cabeças!

      Abraços,

  1. Fábio tire-me uma dúvida: Por que é necessário eliminar as preposições das urls? Sempre tive esta dúvida, ajude-me por favor.

    Abraços!!!

    • Edevaldo,
      1. Não é que seja obrigatório beleza?
      2. Eu recomendo pelo seguinte: Imagina que sua url seja “fim-de-semana-em-porto-seguro” é provável que posicione melhor para essa palavra exata (fin de semana en porto seguro), agora imagina que sua URL seja “fim-semana-porto-seguro”, é provável que se posicione melhor para termos como “fim de semana no porto seguro”, “fim de semana porto seguro”, etc. Com isso atrai um trafego de outras variações da palavra chave que pode significar um aumento em suas visitas. Abraços,

  2. Boa noite!
    Eu gostaria de parabenizar pelo belíssimo trabalho desempenhado ,no entanto estou apenas comecando e preciso muito das dicas de vos.

  3. Também gostaria de parabenizar pelo trabalho. Acompanho o blog a alguns dias e me surpreendeu!!

  4. Josiane Silva

    Gostei muito da maneira objetiva em que o assunto SEO foi tratado, muito esclarecedor, ainda sobre imagens, comecei pesquisar sobre essa ser original, criativa e se possível feita exclusivamente para seu blog, isso melhora a experiência do leitor ?

    Ou, o Google apesar de não ver as imagens percebe que não foi ou foi copiada de algum site? Ou seja, ele consegue notar um imagem original de uma copiada de algum site de imagem e colocada no blog com modificação apenas do nome?

    Eu entendo pouco do assunto e percebo claramente minha experiência como leitora, que quando o artigo tem uma imagem diferente me prende mais. Obrigada 🙂

    • Olá Josiane,

      O Google ainda não consegue ver a imagem ele entende uma pelo nome do arquivo e pela tag alt e title a mesma coisa acontece com os leitores de tela para deficientes visuais, por isso é muito importante descrever a sua imagem corretamente para usabilidade.

      Sobre se a imagem melhorar a experiencia do usuário, claro que sim tanto imagem como vídeo ajudam sim!

      O Google só sabe que é uma copia se a pessoa mantiver o mesmo nome!

  5. Olá Fábio, gostei, do conteúdo do seu blog mas você poderia falar mais sobre a relevância do título acredito que não basta ser bonitinho ou imponente, afinal se alguém cria um site ou um blog, essa pessoa quer que as pessoas as encontre. Nesse caso o título tem muito peso, não sei se você concorda.

    • Olá Paulo,

      Concordo sim ele com a descrição são determinantes para o clique, eu já dele sim, mas, foi em hangout 🙂

  6. Olá Alejandro e Fábio !

    Artigo muito esclarecedor, como redatora freelancer sempre procuro informar meus clientes dos artigos que podem ser linkados entre si nos links internos.

    Não sabia que podíamos editar a URL e retirar as preposições, no caso das famosas bolinha do plugin SEO (que sempre tentamos deixar verdes) ela reconhece a palavra chave sem a preposição ?

    Ex: temos que colocar a palavra chave no título, logo na primeira frase, na URL e em um cabeçalho H2. Se minha palavra for uma cauda longa com preposição e eu retirar a preposição da URL isso fica muito ruim para a otimização ? Porque na URL ficaria diferente do que foi definido no campo palavra chave.

    Já li em alguns locais que não é preciso, necessariamente, deixar todas aquelas bolinhas verdes, mas no caso da URL tem muita relevância ?

    Obrigada desde já ! Sucesso a todos !

    • Olá Helena,

      Sobre sua dúvida, você deve focar seu artigo para palavra chave mais curta para conseguir a cauda longa foque dentro do artigo que você conseguir rankear para ela!

      As bolinhas do plugin ela serve para mostrar como está seu SEO por isso não recomendamos fica olhando para a bola se está verde nem sempre conseguimos colocar ele verde pois a estrategia de SEO é outra.

      Espero ter ajudado!

  7. Obrigado Fábio por estar divulgando gratuitamente grandes sacadas, pois nem todos tem condições de pagar cursos caros.

    Abs,

    Jadson

  8. Rezende Junior

    Obrigado Fabio pelas Dicas, encontrar dicas que nos ajudem de verdade hoje em dia e meio difícil, parabéns e muita sorte a mais para ti.

  9. As dicas ficaram ótimas! Simples, objetivas e diretas, muito bom!

    Parabéns pelo ótimo artigo e pelo blog

    Grande abraço e Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *