O Que é SEO

Search to Lost

O que é SEO:

A sigla SEO vem do inglês: Search Engine Optimization, que em português significa Otimização de Sites.

Otimização de sites são varias técnicas que aplicada a um site ajuda-o a ser localizado pelos motores de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Explicarei de uma maneira bem simples para que fique fácil de entender o que é e para que serve a otimização de sites.

Imagine que você está em uma floresta, sem saber onde está e muito menos para que lado fica à estrada, completamente perdido… como a equipe de resgate vai saber como encontrar-lo em nessa floresta gigantesca se não tem nada que mostre a sua localização?

Agora imagine que essa equipe de resgate (Google, Bin e Yahoo) está na floresta buscado por você entre quilômetros e mais quilômetros de vegetação, dia e noite e nada de você. Por que ninguém consegue encontrar você? Simplesmente por você ficar sentado esperando sem fazer nada!

Agora imagine que você começa a “otimizar” o local aonde você se encontra, faz algumas trilhas, marcações em árvores e uma fogueira para fazer sinais de fumaça. Diante disso, a equipe de resgate conseguirá encontrá-lo.

É exatamente assim que a otimização de sites funciona. De nada adiante ter um site não otimizado e deixá-lo lá parado sem fazer nada. Com a otimização do site, os mecanismos conseguirão encontrá-lo e classificá-lo da melhor maneira posssível.

Bem, tentei ser o mais breve para que fique fácil o entendimento de todos sobre como funcionam os mecanismos de busca e a otimização de sites.

Não é apenas colocar seu site no ar e esperar que eles simplesmente sejam encontrados. Existem varias diretrizes que precisam ser seguidas. Veja as Diretrizes para webmasters do Google. Essas diretrizes precisam ser seguida a fim de seguir as boas praticas de SEO.

Um ponto importante nessas diretrizes é a orientação a quem vai contratar uma emprea ou agência de SEO para que não caiam em olpes do tipo: – Garantimos seu site em primeiro lugar no Google.

Veja alguns itens deste texto escritos pelo próprio Google:

  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.
  • SEOs que dizem garantir a sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google.

Portanto, antes de contratar uma empresa, consultor ou agência, leia: Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Para finalizar, a título de curiosidade, o termo SEO surgiu pela primeira vez em 27 de Julho de 1997 em um post de Danny Sullivan como você pode ver abaixo:

A Copia do E-mail Onde Surgiu o Termo SEO

Segue o link para Post citado.

 

Assistam também um vídeo do Matt Cutts funcionário do Google, mostrando como funciona o mecanismo de busca.

 

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *