SEO para WordPress: Evite ser Penalizado pelo Google

Você gostaria de perder os meses de trabalho como resultado de um bom posicionamento no Google através de práticas inadequadas em SEO? Pois é, em Economia aprende-se que para riscos mais altos, há resultados mais altos. Mas até que ponto você é avesso ao risco? Poderia até comparar com o investimento em Bolsa de Valores, mas não é semelhante por que lá tem como se calcular diversos movimentos ou até mesmo se basear na conjuntura econômica.

No caso do SEO não temos como prever quais os instrumentos que o Google estará usando para detectar as pessoas que tentam burlar o sistema. Perde-se muito tempo tentando enganar o Google a todo momento e os riscos de seu Blog ser rebaixado são altos.

Mas por que falo isso?

Por que recentemente tive meu Blog rebaixado.

Resolvi compartilhar este fato com muitos que iniciam no marketing digital e, que talvez como eu, estudam bastante para ser expert em SEO para WordPress! Mas cuidado com um pequeno detalhe!

Evite ser Penalizado pelo Google

Existem diversas formas de melhorar o posicionamento de seu blog no Google. As formas inadequadas são as chamadas por muitos como Backhat.

Sabemos que há mais de 200 fatores para um bom posicionamento no Google e é humanamente impossível conhecer todos estes fatores.

Isso quase todo mundo sabe, mas você realmente sabe o que se deve e o que não se deve fazer para evitar ser penalizado pelo Google?

Confesso que eu não sabia…

Bom, um dos projetos que eu tenho estava com PA 23 e DA 10, mas este processo foi obtido de uma forma tão natural que custei a entender um pouco como o blog estava com estes números no Google.

Estudei a fundo e verifiquei os backlinks. Percebi que tinha sido dentre outros devido a alguns comentários que tinha feito há meses atrás.

Tudo bem isso não é algo errado por que foi perfeitamente natural.

Estudando mais e testando descobri que se fizesse mais comentários por dia e mesmo com a margem de segurança aprendida, poderia talvez obter números ainda maiores.

Para quem não sabe o PA (Page Authority) e o DA (Domain Authority) são uma dos 200 fatores para um bom posicionamento no Google. Então comecei a realizar uns 2 ou 3 comentários por dia em blogs com PA e DA acima de 20.

Isso deixou de ser algo natural. Concorda?

Pensei então em conectar os projetos que tenho em paralelo e criar um link indicando um para o outro. Achei essa ideia ótima! Mas o que aconteceu?

Há poucos dias pude verificar que o PA e DA do meu projeto foi para 1!

Comecei a pesquisar sobre quais os motivos que poderiam ter levado a este rebaixamento pelo Google e um dos motivos foi os links que criei entre os projetos.

Outro motivo é que ao realizar comentários diariamente na quantidade acima, posso ter sinalizando ao Google que estava realizando algo que não seria natural.

Resolvi escrever tudo isso, para que tenha cuidado e aprenda bastante, mas acima de tudo use sempre o bom senso!

Quando algum expert em SEO diz que algo pode ser feito, mas cuidado para não fazer além da conta, pois o Google poderá descobrir”, já acende um alerta vermelho! Desconfio um pouco do que me foi dito e penso nos riscos desta ação.

blackhat seo

Falo isso por que devemos estudar tudo! Saber o que é Blackhat ou os motivos pelos quais o site do Pudim, que sem informação alguma, está bem posicionado pelo Google é algo muito importante para se manter atualizado.

Saber o que é uma PBN (Private Blog Network) ou como traduzem Rede Privada de Blogs também é muito importante para saber o que podemos e o que não podemos fazer.

Para quem não entende muito sobre isso paga-se para que uma rede de blogs apontem para seu blog, assim seu blog conseguirá “mais autoridade” rapidamente. Isso pode ser feito por palavras-chaves e no nicho que escolher. Há PBNs para os mais diversos nichos.

Pode-se alugar PBN com ótimos preços e pagamentos até mensais. Mas confesso que a ideia de fazer algo e ficar sujeito a alguém que algum dia possa vacilar e o Google descobrir não é algo que me deixou confortável. Na realidade não me senti nada confortável. Mesmo com garantias que as pessoas são de confiança. As pessoas podem ser realmente de confiança, mas o Google pode criar outras formas de descobrir isso rapidamente. Ou seja, há riscos e muito altos de jogar seu projeto praticamente no lixo da noite para o dia, depois de perder meses na escrita e publicação de seus artigos.  

Tenha ciência dos riscos que está correndo e se algo acontecer é por sua conta, pois mesmo que refaça tudo e corrija os links, etc. o Google dificilmente voltará atrás com a penalização aplicada.

Mas então qual a solução para conseguir um bom posicionamento no Google?

Dica 1: Estude as Políticas de Boas Práticas do Google contidas nas Diretrizes para Webmasters.

Dica 2: Realize Guest Posts! Comentários também podem ser feitos, mas garanto que não são todos os dias e em quantidades elevadas. Outro ponto é que na maioria das vezes os comentários são nofollow e, por isso, vale muito mais a pena investir em Guest Post com artigos de qualidade para ao mesmo tempo conquistar autoridade aos poucos no mercado de sua área de atuação.

Então, use o bom-senso sempre!

Deixe seus comentários!

Fonte: Imagem Pixabay

 

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Cristiane Gouget

Formação em Economia e mestrando em Economia Empresarial. Sou fascinada por assuntos relacionados ao Empreendedorismo Digital e também a Finanças Pessoais.

Website: http://expertsdigitais.com.br

18 Comentários

  1. Cláudio Oliveira

    Olá Fábio, tenho acompanhado seus artigos que são muito bons…..Gostaria de saber, então se eu estiver trabalhando em 02 blogs do mesmo nicho e linkar um artigo de um blog para o outro, o google me rebaixará ?

    Obrigado,

    Cláudio

    • Cláudio,

      Pelo que andei pesquisando, você corre risco do Google descobrir e ser rebaixado sim (essa também é a opinião do Fábio Pessoa). Falo isso por que o fato de ter conectado meus projetos pode ter sido um dos motivos de meus 2 blogs terem sido rebaixados. Sugiro que leia as Políticas do Google e veja se encontra algo a mais sobre isso. Uma sugestão é que divulgue os seus blogs de forma a ter menos riscos, pois assim garantirá dois projetos de sucesso e para o longo prazo.

      Abraços,

      Cristiane Gouget

    • Olá Cláudio,

      Complementando o que a Cristiane falou.

      Quando você tem mais de um blog ou site registrado em seu nome e na mesma hospedagem que é o meus IP o Google sub entende que você está linkando entre se e nas diretrizes dele isso não é permitido.

      Pois o Google trata o link como um referência para o outro site é como se você Cláudio está indicando o meu site beleza, mas, como você vai indicar você mesmo? Não sei se ficou claro.

      Por esse motivo quando linkamos as vezes usamos no-follow isso diz para o Google que você está indicando o site tal mais não está garantindo as informações dele.

      Tome sempre cuidado quando for fazer link para seu site, leia as diretrizes do Google que vai ajudar você a entende as regras do Google.

      Abraço e espero ter ajudado!

  2. Cristiane, parabéns pelo artigo,

    Uma questão que você citou e que muitas pessoas não entendem o que o Google diz, você fez dois ou três comentários para parecer natural, ai esta o problema tem muitos especialistas ensinando você fazer coisas para parecerem natura.

    Não tem que parecer o Matt Cutts é muito claro, tem de ser Natural, você fazer algo com interesse de ganhar autoridade, e com frequência, com certeza vai deixar rastos para Google.

    O que muita gente não entende e que comentar no blogs dos outros algo como:
    Parabéns pelo artigo, obrigado pelas dicas….artigo muito bom, esta na cara que esta fazendo só pelo back link,

    Se a pessoa quer ganhar autoridade, ao menos leia o artigo todo, veja bem eu disse todo e faça um comentário descente, esses dias …fiz uns 15 comentários no mesmo dia com link para o meu blog, então deveria ter sido penalizado certo?

    Eu li os 15 artigos e realmente comentei algo que pudesse contribuir na discussão, alguns autores não só deram do follow ao meu link, como colocaram o link do meu site na home page deles, indicando (algo difícil de se ver hoje em dia).

    Então é simples, quer ter autoridade comente e discuta algo que entende, como sempre falo não estou aqui para condenar ninguém, mas alguns “Gurus” ensinam o que não fazem, isso me deixa com muita raiva.

    Logo a parada é ficar atento a tudo e testar, testar e testar sempre…

    • Gimael,

      Obrigada pelas contribuições! Realmente SEO é muito estudo e teste!

      Abraços,

      Cristiane Gouget

      • É a mais pura verdade. Quando se fala de SEO, esquece-se de que gerar backlinks por si só é algo inútil se o que se está gerando não é útil para o usuário de seu site/blog. A relevância do conteúdo tem de existir sempre, embora o próprio Google – e o caso do pudim.com.br é o mais icônico nesse sentido – escorregue muito.
        No entanto, creio que será uma debilidade corrigida futuramente. Os avanços no algoritmo, o qual não sabemos e nunca saberemos o que é, são muito rápidos e constantes. Em dez anos, só para citar um intervalo razoável, já foi possível ao buscador perceber muitas técnicas de black hat.
        Parabéns pelo post (nesse caso, sem spam hahaha) e um abraço.

        • Willian,

          Obrigada pelo comentário. O caminho correto algumas vezes é mais árduo, mas dá resultados mais duradouros.

          Abraços,

          Cristiane Gouget

  3. Natan Core

    Olá, gostaria de dar uma contribuição técnica ao artigo.

    Como se sabe, a maioria dos links de saída de comentários são nofollow, e esta é uma tag que o Google criou justamente para a galera fazer interação sem que seus blogs corram riscos de serem punidos. Esta tag diz ao Google que o site x não transfira autoridade para o site y, então obviamente você nunca seria beneficiado nos rankings com links nofollow e claro, jamais seria também prejudicado. Você poderia ter 10 milhões de links nofollow, o Google não teria porque punir seu site, pois se não ajuda, também não atrapalha. Redes sociais, fóruns e essas caixas de comentários devem usar essa tag para links que os webmasters não tenham total controle. Então não se preocupe caso o link seja nofollow.

    • Olá Natan,

      A Cristiane não quis dizer que o Google Puniu ela, mas, sim que ela perdeu relevância por ter link em comentários com baixa qualidade!

      Outra coisa Natan, tem um amigo que rankeou o site somente com comentário e era uma palavra concorrida, agora vem a pergunta será que o Google realmente não passa nada com link no-follow!?

      Abraço!

  4. Luis

    Olá Fábio…geralmente eu uso esse caminho para remover as urls do meu blog do índice do google: índice do google>>remover URLS>>ocultar temporariamente a página do resultados de pesquisa e removê-la do chache!

    Mas pelo que me consta esse exclusão é apenas temporária [corrija-me se eu estiver errado]; como faço para excluir definitivamente?

    Outro ponto…esse tipo de exclusão pode penalizar meu blog?

    Grato

    • Olá Luis,

      Está certo essa exclusão é temporária no seguinte caso, se você pedi pra retirar uma página indexada e essa página ainda constar em seu site o Google vai voltar a indexar ela por isso é temporário.

      Agora se quiser que seja definitivo vai precisa colocar um tag noindex na página, um exemplo tenho uma página de meu ebook mais eu não quero que ela apareça no Google pesso para remover e coloco a tag noindex e pronto ela não volta mais indexar.

      Isso não gera penalização pois você está pedindo o Google pra retira uma página que não existe mais ou não é relevante para seu usuário!

      Abraço!

      • Luis

        só para esclarecer…usarei a tag noindex se a página permanecer no blog, correto? Se eu excluir, basta seguir os passos que citei que o conteúdo não será mais mostrado, confere?

        Antes de mais nada…Muito Obrigado pelos esclarecimentos!

  5. Ivo

    Fábio / Cristiane,

    Olá, só faltou expor o uso de palavras-chave, inclusive combinando com as cores do fundo, acredito que tenha feito em outro artigo.
    Também que o Guest Post tem qu ser feito com sentimento, afinal você acabou de aprender algo realmente sólido, já que nenhuma autoridade no assunto vai ficar no ranqueado do google sem cumprir suas diretrizes.

    Utilizando o comentário do Luis de como remover urls, como faço para remover diversas urls automaticamente?

    Grato.

    • Olá Ivo,

      Não tem como remover URLS automaticamente esse processo é sempre manual no web masters tool (Search Console)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *