Como Instalar WordPress

Assista vídeo abaixo como instalar WordPress

arrow

Assine Meu Canal:

 

Olá, trago para você mais um artigo e agora mostro como  instalar WordPress de uma forma manual e segura.

Nessa demonstração estou fazendo a instalação em um diretório chamado de /blog o que seria?  Criei uma pasta chamada blog na raiz de meu site para fazer a instalação.

Uma coisa muito importante nessa instalação, ela é feita com o WordPress.org onde você baixa o CMS do WordPress e instala manualmente em sua hospedagem.

Você deve está se perguntando por que vou ter mais trabalho para fazer isso se posso fazer em dois cliques pelo painel de minha hospedagem. É simples, a instalação automática deixa seu site ou blog Vulnerável para invasões, já fazendo da forma que eu demonstro, você deixa alguns pontos que estaria vulnerável mais seguros. Por exemplo: Senha do Banco de Dado, Usuário do banco de dado, Prefixo das tabelas e senha de login.

Então vamos ao passo a passo para instalar WordPress:

1 - Primeiro Passo:

Primeiramente baixe o CMS do WordPress que vai ser instalado em seu site ou blog na versão português do Brasil com esse link br.wordpress.org

2 - Segundo Passo:

Entre no FTP de seu site eu uso o Firezila para acessar o FTP do meu site, mas, você pode acessar pelo painel de sua hospedagem, também fica ao seu critério.

Você precisa criar um diretório/pasta chamado de blog, para criar seu site não precisa criar diretório, você fazer a instalação diretamente na raiz. Mas digamos que você gostaria de cria um blog para o site de sua empresa exemplo: www.personalsearch.com.br/blog

arrow

⇒ Aprenda A fazer SEO PARA WORDPRESS e Tenha Mais acesso em seu site ou blog! ⇐

3 - Terceiro Passo:

Subir o arquivo do WordPress que você fez o download para dentro do diretório blog que você criou no passo 2, descompacte ele na pasta como demonstro no vídeo acima.

4 - Quarto Passo:

Vá ao painel de sua hospedagem CPANEL, > Banco de Dados > Clique em > Banco de dados MySQL.

Adicionar novo banco de dado > Depois Adicionar > Novo Usuário para seu banco, na criação da senha, você deve criar uma senha bem forte. Exemplo de senha forte "F$(?r2]D!" faça sua senha usando letras Maiúscula e Minúsculas com caracteres especiais.

Adicionar Usuário ao Banco de Dados,  clique em adicionar > Depois marque > Todos os Privilégios e salve.

5 - Quinto Passo:

Agora vamos a instalação do WordPress, acesse a URL do seu site onde você fez a instalação do WordPress (exemplo: http://seusite.com.br/blog) assim que abrir o WordPress ele vai perguntar se quer instalar, coloque SIM, você vai ser levado para a próxima tela onde vai precisar colocar as informações do bando de dados que você criou.

  • Nome do Banco de Dados,
  • Nome do Usuário do Banco de dados,
  • Senha do Usuário,
  • O Servidor, você mantem como "LocalHost",
  • Prefixo da Tabela, por padrão ele vem wp_ mudei para alguma de sua preferência exemplo da minha, pb_.

6 - Sexto Passo:

Depois de informar todo o quinto passo, você vai para a tela para criar o administrador do blog, nele você pode criar o login, pode ser seu nome, e a senha faça uma bem segura como demonstrei no quarto passo.

Pronto seu site ou blog está pronto para usar!

Agora você vai instalar tema e plugins e começar o trabalho!

Uma dica para você que não sabe como acessar o seu painel administrativo do WordPress basta digitar o seguinte endereço, http://www.seusite.com.br/blog/wp-admin caso o site esteja na raiz não precisa colocar o /blog.

Bem espero que esse artigo tenha sido útil, se foi, dê uma JOINHA e COMPARTILHE!

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

14 Comentários

  1. CHAM

    OK, gostei muito; muito bom mesmo.

  2. Fábio… tenho uma pergunta. Aprendi com você que a forma correta de se instalar é esta que você ensina, instalação de forma manual subindo os arquivos.

    Mas, o que fazer quando a instalação foi feita de forma automática? Como proceder para resolver as questões de vulnerabilidade, as falhas deixadas pela instalação automática?

    Se poder me responder no face… rsrs.

    Abraços meu velho…

  3. cleyton

    Fabio gostaria de saber qual templete você usa ? qual você recomenda ?

  4. Marcelo

    Olá,Fabio
    Boa Tarde !

    Muito bacana seu post !

    Tenho uma pequena duvida e gostaria de saber se pode me ajudar;
    Fiz uma instalação automatica do meu wordpress, mas não encontro o campo
    para modificar esse prefixo da tabela que voce detalhou no post.
    Para fazer a instalação manual devo reinstalar ?

    No aguardo de sua atenção

    • Olá Marcelo,

      Só tem duas formas de mudar o prefixo das tabelas, primeira com um plugin que agora não lembro o nome ou fazendo a instalação manual.

      Abraço!

  5. Fernando Lima

    Ola Fábio

    Muito bem explicado seu conteúdo. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *