SEO para Imagens em 6 Dicas Matadoras
Esse artigo foi publicado por Alejandro Salinas do Projeto Empreendedor
Talvez não tivesse reparado, mas, as imagens, podem gerar enormes quantidades de tráfego orgânico.
Alguém busca um produto no Google, um lugar, uma receita ou um infográfico e ai aparece o espaço que poderia ocupar com sua imagem.
E tanto faz que as novas atualizações dos buscados reduza a quantidade de visitas que pode receber. A oportunidade de ser visível e atrair trafego orgânico, sempre é interessante.
Além disso, a pesquisa universal mostra imagens nas páginas de resultados de forma misturada. Isso significa que não é necessário buscar uma imagem para encontra-la, pode aparecer em qualquer momento na busca.
É inegável, vivemos na cultura das imagens. Sentimos atração quando vemos algo que nós impacta. As emoções que sentimos com um rápido impacto visual é impossível que possam ser transmitidas num texto plano. “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Por todo isso, é importante que aprenda a otimizar suas imagens para os buscadores (o que é conhecido como SEO para imagens).
6 formas de otimizar imagens
1. Atributo ALT
Mesmo que a tecnologia para o reconhecimento de imagens tenha avançado muito, os buscadores seguem tendo problemas para interpretar o conteúdo das imagens.
Por isso, precisa utilizar o atributo ALT para descrever suas imagens.
O nome ALT vem do alternate texto ou texto alternativo, e é o que utilizam os buscadores para saber que é o que mostra a imagem. Também é o texto que é utilizado no lugar da imagem quando ela não pode ser carregada junto com o resto do conteúdo da página.
Além de tudo, um detalhe que poucos pensam é na usabilidade possibilidade de ajudar a muita gente cega e que tem programas que leem o conteúdo para eles. É uma excelente forma de fidelizar visitas com uma boa descrição de suas imagens.
A chave para criar boas tag ALT são:
- Descrever fielmente o conteúdo da imagem
- Incluir a palavra chave principal
- Ser especifico
2. Nome do Arquivo
O nome do arquivo é um indicador do conteúdo da imagem. Pensa que uma imagem chamada “bolo-de-banana.jpg” provavelmente mostre um bolo de banana.
Para otimizar o nome deve tentar ser curto e descritivo, e não é necessário que inclua tanta informação como na Tag ALT.
Um bom nome de arquivo é caracterizado por:
- Representar o conteúdo da imagem
- Incluir a palavra chave principal
- Utilizar tracinhos para separar as palavras
3. Contexto
É muito importante que suas imagens estejam cercadas por textos e que esse texto seja relacionado com o conteúdo da imagem. Isso quer dizer o texto que há acima e abaixo da imagem, cabeçalhos e título da página (sempre que for possível).
Tenha em consideração que si o texto que cerca a imagem não tem nada a ver, a relevância para o buscador será baixa. Assim que quanto mais estreita seja a relação entre a imagem e o contexto dela, melhor.
4. Tamanho do arquivo
O ideal é que o tamanho do arquivo seja o menor possível. Dessa forma as imagens carregam rápido, e isso é algo que os buscadores gostam e premiam.
Porém, o tamanho do arquivo depende de dois coisas:
- A dimensão da imagem
- A qualidade da imagem
Se quer uma imagem de grandes dimensões num arquivo pequeno, a qualidade não será boa. E se quer uma imagem de alta qualidade, terá que reduzir as dimensões.
Isso faz do JPEG o formato ideal para os buscadores, ainda que também pode utilizar PNG e GIF.
Então, na hora de preparar suas imagens:
- Utilize JPEG se for possível
- Utilize as dimensões exatas que precise
- A qualidade de JPEG media é suficiente para web
Por outro lado, pode utilizar Skitch para capturar, recortar, e redimensionar imagens. Essa ferramenta faz um trabalho bom mantendo a qualidade das imagens, e além disso, permite adicionar notas, formas e desenhos.
Outra ferramenta interessante e gratuita para trabalhar com imagens é GIMP. É uma ferramenta em espanhol.
5. Descrição longa
Um atributo pouco conhecido para imagens é a descrição longa. Como seu nome diz, serve para incluir uma descrição mais longa que a que pode ser inclusa no atributo ALT.
A verdade é que a descrição longa não é muito utilizada, porém, queria incluir ela na lista para que você tenha toda a informação possível.
6. Sitemaps de Imagens
Um aspecto muito importante da otimização de imagens é a indexação. As imagens devem estar no índice do buscador para aparecer na busca, porém, se o buscador não encontra seus arquivos de imagem, dificilmente poderá registrar elas.
Há uma forma de aumentar as possibilidades de que suas imagens sejam indexadas, e é gerando um sitemap específico para imagens. Esse arquivo inclui a URL de cada imagem, porém, também é possível adicionar o título e o footer da foto.
Mais uma dica
Já que chegou até aqui, o que agradeço muito, não vou deixar que termine sem te passar uma dica extra. E vou te adiantar que essa dica é a mais efetiva.
Se quer melhorar a visibilidade de suas imagens, não há nada mais simples e direto que conseguir links. Sim, links. E não só para a página que contem a imagem, também para o próprio arquivo de imagem.
Além disso, se utiliza palavras chaves no texto ancora, pode melhorar o posicionamento para essas buscas. Mas, é claro, sem abusar.
E você, que métodos utiliza para otimizar suas imagens?
28 Comentários