Links Internos: Evite ser penalizado
Muita coisa aconteceu desde que Google saltou os bichinhos para passear.
Muitos blogs perderam posições e muitos negócios que estavam no topo caíram de vez.
Isso é fato.
Todos nos que estamos dentro do mundo dos blogs conhecemos alguém, direta ou indiretamente que foi impactado pelo zoológico de Google.
O Pinguim, entre os vários analises que faz, olha para os links internos que você tem em seu blog e ele pode penalizar você caso esteja fazendo coisa errada.
Coisa errada com links internos?
Sim, você pode estar fazendo algo errado e pode ser penalizado. Mas, não se preocupe que nesse artigo vou te esclarecer como funciona, o que deve e o que não deve fazer para que todo fique tranqüilo com seu blog, combinado?
A questão é conseguir links
Vejo muita gente preocupada em conseguir links. É quase um mesmo formato de atuação:
- Pesquisam por “Como gerar tráfego”
- Encontram SEO (não terei que pagar anúncios, que legal!)
- Buscam por “que é SEO” e conhecem os “fatores de rankeamento”.
- Encontram MUITA GENTE falando que um dos fatores mais importantes é link building.
- Aprendem que tem que fazer links internos e links externos.
- Começa uma busca sem fim para encontrar as “melhores formas” para ganhar links.
É assim que muitos atuam. Sei disso porque diariamente me perguntam sobre “quais as melhores formas de fazer link building”.
O primeiro que deve entender é que existem dois tipos de links.
Links Internos, que são os que apontam para artigos dentro de seu blog.
Links Externos, que são links de outros sites que apontam para seu blog.
Basicamente é isso, mas, nesse artigo vamos falar dos links internos, que são os links que você pode e deve controlar e da melhor forma de administrá-los para não ser penalizado pelo Google. É claro que você pode evitar qualquer transtorno se soubesse como fazer SEO, essa é uma forma garantida de estar tranquilo e de conseguir muitas visitas de forma natural.
O que Google quer?
Simples, ele quer entregar conteúdo de qualidade e relevante para seu usuário de forma natural.
Isso quer dizer que quanto mais valor você agregue com seu conteúdo mais chance terá de Google olhar para você. Agora, se Google busca entregar conteúdo de forma natural, porque muitos querem forçar o fato de aparecer no Google?
Olhe para Google como se fosse uma mulher. O que a maioria das mulheres gostam em um homem? A sinceridade, a naturalidade, que sejam eles mesmos.
Isso é o que seu blog tem que ser para Google. Seu blog tem que entregar valor de forma natural. Sem forçar nada.
Como NÃO fazer links internos
Então agora que já sabe o básico dos links internos e o que Google quer na hora de entregar os resultados nas suas pesquisas vou te dizer como não deve fazer links internos.
Até aqui acredito que deve ter ficado claro, mas vamos exemplificar.
Imagine que você tenha uma página que quer posicionar.
Logo, você escreve vários artigos e desde esse momento você coloca um link da página que quer posicionar em TODOS os artigos. Estejam ou não relacionados.
O que você acha que Google vai pensar quando veja seu blog?
Sim, que você quer forçar a otimização!!
A conseqüência é evidente, você será penalizado.
É por isso que você deve cuidar muito bem de seus links internos, eles tem que estar relacionados a seu conteúdo e, o mais importante, eles tem que entregar valor ao usuário.
A forma correta de fazer links internos
O Google quer que os usuários tenham uma experiência agradável. É isso que você tem que entregar também.
Se você quer aparecer no Google, o mínimo que deve fazer é seguir suas regras, não é tão complicado quando você faz um bom SEO. Eu esclareci todo isso logo de conhecer o SEO para WordPress.
Quando você escreve um artigo sobre “Turismo no Brasil” e nesse artigo você apresenta como opções para turismo as praias do Brasil e esse termo “praias do Brasil” leva para um artigo que fale sobre isso, você está ajudando ao seu usuário. É isso que Google quer que você faça.
E se nesse artigo de praias do Brasil, você fala sobre as melhores opções para mergulho no litoral brasileiro e leva para um artigo que fale sobre isso, você além de agradar ao Google e ajudar o usuário, vai fazer com que seu blog se torne relevante para esse usuário
O tempo médio de duração de visitas irá aumentar, sua taxa de rejeição irá diminuir e Google olhara seu blog com bons olhos.
Conclusão
Resumindo o artigo, você não tem que tentar, você TEM que ser natural ao fazer links internos.
Isso será bom para você, para seu leitor e para Google. Todos ganham!
É muito simples fazer as coisas corretas quando você tem o conhecimento certo.
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