Domínio .com ou .com.br Qual o Melhor?

5/5 - (2 votos)

 

Qual é o melhor domínio para SEO: .com ou .com.br? Tô de volta aqui para mais esse vídeo e vou tirar uma dúvida da grande maioria. Recebi vários e-mails, várias perguntas, pessoas tendo dúvidas de qual domínio são melhores para rankear no Brasil, né? Se é .com ou .com.br.  E, na verdade, além desses eu ainda recomendo outros que são  outras extensões internacionais, tipo .net, .org, .me, .co. Então são vários, tá?

Só que antes de falar disso eu vou responder a pergunta, então assim não tem o melhor. “Ah, o .com.br é melhor para o Brasil” ou “.com é melhor”. Não. São todos iguais, ok?

Só existe uma pequena diferença aí que vou falar para você já, já. O .com.br você não precisa fazer nada, automaticamente ele passa a rankear no Brasil por ser um domínio do Brasil, ok? O .com ele é um domínio internacional. Então você criou seu blog no .com.br é só escrever os artigos, o Google já identifica seu conteúdo e ele já começa a aparecer, seu blog, seu site nos resultados de busca. No caso do .com ou qualquer outra extensão dessa internacional você precisa validar no Webmaster Tools o seu site, dizer que é seu e lá você precisa fazer uma modificação. Você tem que modificar o domínio internacional. Então você vai lá e coloca lá que você quer rankear pro Brasil, ok?

Porque todos os domínios internacionais vão vir por padrão no país deles, no caso do .com é o Estados Unidos. Então você tem que ir lá no Webmaster Tool, depois de validar o seu site, e mudar o .com para Brasil aí voce vai começar a aparecer nos resultados aqui do Brasil com ele, então você vai rankear do mesmo jeito como ponto .com.br, ok? O que vai determinar mais ainda vai ser a sua estratégia de SEO, ok?

aAgora eu quero aproveitar aqui um pouco disso aqui para dar uma dica pra você do seguinte, ok? Quando registrar os seus domínios .com.br  existe somente um lugar que se chama registro.br, ok? O site vai estar aqui na descrição, registro.br. Você cria sua conta lá, registra, todos os seus domínios nacionais registram lá. Não use hospedagem, não use terceiros para comprar o domínio, porque eles são terceirizados, eles vão no registro.br e vão comprar o domínio para você, mas você vai ficar preso a ele. O ideal é você comprar lá onde você tem totalmente acesso, mudar DNS, mudar tudo quando você precisa mudar de hospedagem você tem 100% de controle do seu domínio, ok? E no caso do .com, ou .net, outras extensões internacionais, eu recomendo 2 locais. Primeiro é o Dynadot peque $5 dólares grátis e o GoDaddy, o GoDaddy deve tá bem conhecido aqui no Brasil, você já deve ter visto algum comercial dele. Então esses dois são registradoras direto, não são terceiros, que você registra e fica lá à mercê deles. No caso desses, não, ok? Então você vai ter sempre 100% de controle com o seu domínio.

Espero que tenham gostado das dicas, dá aquele joinha aí, ok? Gostou? Compartilha. Se ainda não assina o canal você clica aqui na lâmpada aqui ou aqui e inscreva-se, assine o canal e se tiver alguma dúvida deixe seus comentários aqui em baixo. Um abraço e até um próximo vídeo.

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website:

46 Comentários

  1. Ricardo Sorren

    Muito boa matéria, Fábio ! Realmente eu não sabia das mudanças no Google Webmaster. Obrigado

  2. Henrique

    Muito Bom, Fábio.

    Existe tantos domínios na internet que é difícil diferenciar. Nos meus projetos eu sempre uso os .net, com.br, .com, org.

    Abraço

  3. Muito boa sua dica. Ainda sou nova no Marketing Digital e estou adorando seu blog, Parabéns.
    Quando registrei meu blog foi pela Hostgator e tinha somente “.net” preciso fazer mais algum registro ? ou mudar em algum lugar ?
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Silvia,

      Legal seria ficar de olho seu o nome do seu blog tem .com.br aí você decide se muda ou não!

      Mais tome muito cuidado pois uma mudança de domínio mal feito pode prejudicar o SEO do seu blog.

      Assista o meu vídeo de amanhã vou falar sobre isso!

  4. Fábio preciso de sua ajuda , lá no curso do Gustavo Freitas você dá duas dicas , com referencia a elas não estou conseguindo fazer a alteração para Domínio de Minha Preferencia no Search Console , quando indico a minha preferencia ele dá a seguinte recado : Parte do processo de configuração de um domínio de sua preferência é verificar se você é o proprietário do site http://dietasemsacrificio.com/. Confirme o site http://dietasemsacrificio.com/.
    Já fiz essa confirmação de proprietadade dentro do Analitcs .
    E agora vejo que essa alteração é muito importante , não consegui retorno nem nos foruns.

    Obrigado , aguardo retorno

    • Olá Calos,

      Tente validar seu site pelo método alternativo, você pode validar ou colocando tag no head do site ou copiando o arquivo e colocando na raiz do seu site que vai validar sem problemas!

      Espero ter ajudado!

  5. Flavio Bottino

    Ola, gostaria de uma orientação. Estou construindo uma empresa voltada para o turismo, com interesse não só para o publico nacional como também para o publico internacional (Europa e EUA). Nesse caso penso ser essencial usar dois domínios, um br, e outro mais apropriado para o acesso internacional. Acredito que o .com seja o mais popular, porem eu não sei como fazer para usar os dois. Digo qualquer dos dois digitados direcione para o meu site. Pelo que entendi aqui você diz para registrar aqui no registros.br, e la p fora usar o godaddy.
    Se for possivel poderia indicar qual seria a melhor hospedagem para o meu caso, sabendo que eu não falo inglês, eu vou precisar de um site em português, mas tbm em outras línguas, enfim, não como fazer, gostaria de alguma dicas de quem entende pra saber o que fazer.

    • Olá Flavio,

      Você vai precisar de um conhecimento para poder fazer o redirecionamento de domínio, mas, não é muito difícil no youtube você ver como faz facilmente.

      Agora quando criar seu site se for no brasil o foco principal coloque o .com.br mesmo sendo que o .com vai direcionar para o .br. Agora no mesmo site você pode fazer ele com dois idiomas sempre problemas um exemplo o .com.br seria em português por ser o principal e no /US ficaria o site versão inglês o Google consegue identificar os idiomas e redirecionar para o usuário certo.

      Espero ter ajudado!

  6. Jeferson Pickhardt

    Fabio, muito esclarecedor seu artigo, parabéns, esclareceu minha duvida, quero optar pelo .com, entendi oque preciso fazer para rankear no brasil, fazendo isso, ele deixa de ser rankeado nos EUA ? Pois pretendo fazer um site com 2 idiomas, pois estou interessado no nicho americano e brasileiro, existe alguma forma do mesmo dominio .com ser rankeado nos 2 países ?
    Obrigado

    • Olá Jeferson,

      Ele pode usar sim o que vai precisar fazer é criar dentro dele /PT ou /USA o Google consegue entender o idioma, você vai usar ele como qual idioma principal?

      • Jeferson Pickhardt

        como estou iniciando, vou optar pelo português, você me indica algum plugin bom para wordpress que faça a tradução? Ou é melhor traduzir na unha mesmo? Pra falar a verdade mesmo estou meio perdido, se poder me indicar alguma coisa lhe agradeço.
        Obrigado

        • Olá Jeferson,

          Eu não conheço plugin que faz isso, mas, eu recomendo traduzir na unha mesmo!

      • Jeferson Pickhardt

        estou comprando no dynadot, estou com uma duvida, devo selecionar ”adicionar privacidade” (que custa U$ 3,00) para poder ter 100% do controle do dominio?
        Obrigado

        • Olá Jeferson,

          Essa privacidade é para quando alguém buscar no whois quem é o dono do domínio não mostrar seu nome!

  7. Oi Fabio meu xará…Parabéns…. muito bom esse vídeo, bem explicativo e simples.
    Estou começando a aprender mais sobre SEO e gostaria de saber qual servidor vc indica para hospedar sites com extensão .pt aqui de Portugal.

    Abraço

  8. Sempre acompanho suas dicas Fábio. Vi alguns vídeos seus e de parceiros sobre SEO, confesso que aprendi muita coisa. Sucessos amigo!

  9. Gostei do conteúdo! Eu utilizo o .com.br no meu blog!

    Fábio, quero apenas fazer uma critica construtiva: Quando você for escrever seus artigos, escreva no máximo 4 linhas em cada parágrafo. O leitor se sente mais a vontade ao ler textos quebrados do que com textos com parágrafos gigantes!

    Abraços!

  10. Renata

    Chega de tanto “ok?” “Ok?” Ok? Enjoa. Mas obrigado.

  11. Rozimarques Valim

    Fábio, muito boa matéria!
    Gostaria que me tirasse uma dúvida. Estou abrindo uma loja de materiais delocações para festas ou eventos, então eu posso usar o domínio “.net.br”? ou necessariamente tem que ser “.com.br”?
    Ou seja, minha dúvida é se tenho que obedecer o ramo do negócio.

    Grato, Marques

    • Olá Rozimarques,

      Pode sim, só que os brasileiro estão acostumados com os domínios .com.br e .com por isso para empresa é recomendado os .com.br e para garantir a marcar compra também o .com! Pois assim fica mais fácil de seus clientes gravarem seu site.

      Abraço

  12. Michel Farah

    Se eu quiser registrar .com e .com.br tem como?

  13. Olá Fábio!

    Tenho uma dúvida.. Se eu usar o domínio com br no final, eu restrinjo meu público apenas para o Brasil?
    Porque eu recebo visitas de outros países também, como Portugal… talvez o .com seria mais global, faz sentido ou estou doida?

    Meu site é sobre dica e críticas de filmes, séries e livros.

    • Fábio Pessoa

      Olá Renata,

      Não, seu vai aparecer para qualquer pessoa no mundo que procurar em português, claro que seu maior publico é no Brasil, o Google entende isso.

  14. Ok, legal! Obrigado.

    Mas pare de falar “ok?” toda hora, por favor!

    Ok?

    hahaha.

  15. Gostei das dicas! Nós fizemos nosso site apenas .com , mas um amigo nos chamou atenção que alguém possa comprar um domínio com nosso mesmo nome com o .com.br . Vc recomendaria que a gente mudasse para o final .com.br? É um site de fotografia.

    • Fábio Pessoa

      Olá Andreia,

      Não há necessidade, o que precisa fazer é um 301 do .com.br para o .com assim quando as pessoas conhecerem sua marca e digital como .com.br vai para seu site!

  16. Carlos

    Bom dia, estou preucupado, meu site tem dominio .com e eu já coloquei no webmaster para segmentar no Brasil, porém no idioma está (Seu site não tem tags hreflang.) Preciso arrumar mais alguma coisa, eu quero só segmentar e vender para o Brasil por alguns anos ainda! Obrigado.

    • Fábio Pessoa

      Bom dia Carlos,

      Não precisa dessa tag basta colocar ele como Brasil ou também escrever em português nele também resolve.

  17. Eliane

    Matéria simples, mais bem objetiva.
    Adorei, parabéns!

    • Fábio Pessoa

      Obrigado Eliane

  18. Viviani Lima

    Me ajudou bastante! Obrigada Fabio, ótimo conteúdo

    • Fábio Pessoa

      Olá Viviani,

      Fico feliz em ajudar!

  19. Para quem ficou na duvida (como eu) como configurar o webmaster tools, Tráfego de Pesquisa >Segmentação Internacional.. abraço!

    • Fábio Pessoa

      Olá Rodrigo,

      Legal sua contribuição, mais hoje não precisa fazer mais isso, o Google já reconhece o idioma do conteúdo e segmenta para o pais dele!

  20. Nos ajudou bastante! Gratidão Fabio, bom conteúdo.

  21. Cassio

    Olá Fábio, se possível, gostaria de alguns conselhos sobre registro de domínio. A empresa onde trabalho quer registrar um domínio mas em consulta no Registro.br verifiquei que o domínio .com.br do nome da empresa já está registrado. Então consultei no GoDaddy o domínio .com e verifiquei que este está disponível para registro. Minha dúvida é a seguinte: quais seriam os possíveis problemas/prejuízos de usar um domínio .com tendo outra empresa com o mesmo nome (e mesmo segmento de trabalho) no domínio .com.br?
    Ou seja, ficaria assim:
    http://www.nomedaempresa.com – Empresa onde trabalho
    http://www.nomedaempresa.com.br – Outra empresa com o mesmo nome e mesmo segmento de trabalho.

    • Fábio Pessoa

      Olá Cassio,

      Primeiramente me desculpe a demora para responder, nesse seu o caso o que poderia fazer era registrar o .com e deixar registrado e ficar de olho no .com.br um dia a pessoa esqueça de pagar ou a empresa desistir você registra e ficaria com ele. Você poderia escolher outro nome do site e registrar os dois!

      Espero ter ajudado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.