SEO para Joomla

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Você tem um site corporativo ou simplesmente um blog em Joomla? Você anda preocupado sem saber como otimizar ele para os buscadores como o Google ou Bing e quais técnicas de SEO deve aplicar? Então vou mostrar algumas técnicas que você vai poder usar. Leia este artigo até o final.

Por eu falar muito de SEO PARA WORDPRESS, as pessoas me perguntam se eles podem aplicar as mesmas técnicas no Joomla, por esse motivo estou escrevendo esse artigo para ajudar o SEO de pessoas que ainda usam o Joomla.

Vejo que poucas pessoas falam desse assunto na internet, não é um tema muito popular em SEO pois ainda são poucas pessoas usando esse CMS para desenvolver seus projetos.

O cenário de SEO tem tido mudanças dramática ao logo dos últimos anos, o Google tem atualizado constantemente o Zoológico dele com o Panda, Pingüim e o Beija Flor, para oferecer a melhor experiência ao usuário. Nos tempo de hoje quem não pensar em seu usuário está perdendo oportunidades.

Agora que eu falei sobre o cenário e suas mudanças, vamos aplicar algumas coisas que você vai poder fazer para ajudar a otimizar o SEO para Joomla. Abaixo são apenas algumas das técnicas que você vai poder aplicar para melhor o seu SEO.

Primeiro passo:

Verificar a sua conta com as ferramentas para webmaster, mostrar para ela que você é o webmaster do site.

Instale SH404SEF Extensão de SEO:

Essa é uma extensão de SEO para Joomla, com ela você vai poder fazer configurações personalizada de SEO, existe outras extensões.

  • Fazer URL amigável (As URLs amigáveis ajudam os motores de busca a localizar facilmente seu conteúdo e com isso melhora a experiência do usuário.)
  • Crie títulos e descrição atraente para seu conteúdo, use chamada para ação ( Com isso você atrai o usuário a clicar em seu site.)
  • Veja seus links quebrados que vão para página de erro 404 e faça uma redirecionamento 301 para uma página semelhante ou para sua home.
  • Crie um sitemap.xml – o Xmap é uma extensão para Joomla que você vai poder criar facilmente um sitemap.xml. Uma vez criado, você vai precisar enviar ele para as ferramentas de webmaster para que ele seja indexado rápido pelos buscadores.

Criar um Blog

– (Caso você tem um site corporativo):

criar-blog

Você sendo um blog basta seguir todas as dicas que falo abaixo.

Crie artigo de interesse para seu usuário e que ajude ele a solucionar problemas ou dúvidas, entenda melhor seu público e suas necessidades, desenvolva conteúdo com qualidade para esse público. Tente manter uma freqüência de postagem no blog, uma recomenda é uns dois artigos por semana, se você conseguir mais que isso ótimo, melhor ainda. Mais uma coisa, escreva conteúdo com qualidade e não simplesmente copie de outras pessoas, seja único, tenha no mínimo umas 700 palavras em cada artigo.

Você pode usar a ferramenta do Google chamada de Planejador de palavras-chave ela vai ajudar a você a encontrar assunto e também ver o volume de pesquisa no Google por esse assunto.

Aqui fica o link de Como usar o Planejador de palavras-chave.

Otimizar a página de contato:

Eu vejo por aí muitos blogs que não tem um simples formulário de contato, eles não sabem o que está perdendo, é muito importante ter uma comunicação com seu usuário pois a dúvida dele é seu artigo de amanhã, sem contar que você pode receber contato de outras pessoas que gostaria de anunciar em seu blog ou contribuir com conteúdo. São várias oportunidades que você pode perder por não ter um contato em seu site ou blog.

Sua página de contato deve ter algumas informações importantes. Certifique-se de incluir o formulário simples e também nome da empresa, endereço e número de telefone.

Se você for uma empresa eu sugiro incluindo um mapa do Google Maps incorporado à sua página de contato, a fim de ajudar a vincular o seu negócio local.

Expandir o seu conteúdo:

Marketing-conteudo

É muito importante que você crie páginas completamente separadas para cada serviço, produto ou localização que sua empresa oferece, em vez de simplesmente amontoar-los todos juntos em uma única página. Isso vai dar ao Google / Bing mais páginas de conteúdo para rastrear que são mais específicos para seu negócio.

Certifique-se de diversificar a todo o conteúdo, tanto quanto possível, especialmente quando se trabalha com vários locais. Escreva conteúdo específico que é único e envolvente para cada página separada.

Otimize seu rodapé :

Coloque somente coisas úteis ao seu usuário, não faça como muitos que colocaram um monte de link no rodapé achando que estão fazendo um belo SEO, só que não, Você pode colocar suas redes sócias para que o usuário possa seguir-lo nelas também. Seja criativo!

Verifique a velocidade do seu Web site:

tempo-de-carregamento

Ter um site rápido, que carrega em 1.5-2 segundos (ou menos) é fundamental tanto para a experiência do usuário, mas também para SEO. Pois se você não sabe o tempo de carregamento é um dos mais de 200 fatores de rankeamento.

Uma dica para você melhorar isso é colocando alguma extensão de cache ou colocando seu site em alguns site que melhoram sua performance como o CloudFlare. Caso você tenha condições e seu negócio é rentável eu recomendo um cloud na Digital Ocean que tem um ótimo custo beneficio e eu uso ela também.

Se você quiser testar o tempo de carregamento de seu site pode usar a ferramenta Pingdom!

ferramenta-pingdom

Procure por conteúdo duplicado:

Conteúdo duplicado é o grande vilão da  otimização. O problema é que o Google não consegue determinar qual parte do seu conteúdo é o correto para indexar e associar com o original. Isso faz com que a classificação de suas páginas diminua.

Você pode identificar o conteúdo duplicado pela ferramenta do Google Webmaster Tools ou utilizar ferramentas pagas como SEOMoz para ajudar a localizar e gerenciar o conteúdo duplicado.

Grande parte do conteúdo duplicado, que ocorre no Joomla (É devido a categorias, tags, etc) mas isso pode ser corrigido com a extensão SH404SEF  ou também pode ser reescritas no htaccess.

Títulos como H1:

Certifique-se de seus títulos de página são todos marcados como H1. A maioria dos templates de Joomla vem com o H1 nos títulos, caso o seu não venha você vai precisar modificar tirando o H1 da logo por exemplo e colocando no título. A tag H1 é utilizado pelo algoritmo do Google para detectar facilmente o assunto da página (junto com o título da página).

Há inúmeras coisas que você pode fazer para melhorar seu SEO on-page do seu site em Joomla, Mas aqui eu falei de algumas coisas que pode melhorar logo de cara e com isso ganhar mais visitas nos buscadores.
Se você tiver alguma dúvida sobre SEO para Joomla deixe no comentários abaixo!

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Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

Website: http://fabiopessoa.com.br

9 Comentários

  1. Olá Fábio,
    conhece alguma extensão SEO para joomla boa e free?

    • Olá Iran,

      Sim é essa sh404SEF está no artigo!

      Vou deixa no artigo mais claro!

      • Quando tento baixar a versão para o joomla 1.5 ela é adicionada ao carrinho com o valor $39

          • Onde tem a antiga mestre Fabio?

          • Meu nobre vou te dever essa pois eu não sei, o pessoal que desenvolveu que deve ter tirando e deixado só a versão paga!

  2. Adilio Albarran

    Belo post,
    Muito bom mesmo, parabéns.

  3. Eduardo

    muito bom ! ajudou muito obrigado

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