Marketing Digital para criadores de conteúdo
O marketing é uma das áreas mais importantes de todo negócio. Podemos dizer que é ele que atrai, cuida do relacionamento e fideliza os clientes, certo?
Os empresários estão cada vez mais cientes da importância do marketing, principalmente o digital, mas existe um nicho de mercado que ainda engatinha nesse quesito: os criadores de conteúdo!
Hoje vamos falar sobre a importância de levar a criação de conteúdo como um negócio que precisa de reinvestimento e estratégias personalizadas para cada público!
Afinal, o que são criadores de conteúdo?
Podemos tratar um criador de conteúdo como alguém que, como profissão, cria vídeos, imagens, textos e até mesmo faz streams para seu público. O grande objetivo é que cada conteúdo criado atinja o maior número de pessoas possíveis. Com mais visualizações, mais exposição e maior é a receita.
Assim, os mais famosos são Youtubers, Influencers de Instagram, Streamers e blogueiros.
Onde entra o Marketing Digital?
Resumindo: em praticamente todas as etapas.
Se postar um vídeo novo no Youtube, é preciso pensar no SEO, se existem palavras-chave para posicionarmos no Google e no próprio Youtube, para termos um alcance otimizado.
Se postar um vídeo no Instagram em que precisa de muitas visualizações, podemos fazer um anúncio para o público que desejamos alcançar e assim por diante…
Aliás, fazer anúncios para otimizar o alcance é sempre uma boa ideia. Imagine que um vídeo seu no Youtube alcançaria 1k de visualizações orgânicas. Com mais um investimento, ele pode alcançar o dobro.
Mas poxa, estamos falando de gastar em anúncio?
Isso é só uma parte do que é possível fazer, mas aí está o grande erro da maioria dos criadores de conteúdo: não enxergam que isso é um investimento. Se a cada vídeo, a cada foto, a cada texto, mil novas pessoas te conhecerem por meio de uma veiculação paga, você se tornará cada vez maior e mais relevante pro que deseja fazer.
Esse é o conceito de tratar como um negócio, que precisa de reinvestimento, principalmente no seu marketing. Um bom exemplo é o Lukao150, que vem crescendo cada vez mais reinvestindo boa parte do que entra como receita para continuar crescendo.
Os investimentos não precisam ser necessariamente em anúncios. Existem diversas formas de fazê-lo: Branding, sorteios, anúncios, recompensas, fidelização de público e mais outras mil possibilidades.
Ainda pegando o exemplo do Lukao150, ele criou um vídeo sobre o principal patrocinador do canal, o csgo.net, fez anúncios no Youtube para que o vídeo chegasse em mais pessoas e o patrocinador adorou – os resultados da parceria melhoraram.
Basicamente, você pode fazer que seu conteúdo chegue em muito mais pessoas, independente do que for. Assim, você pode utilizar todo o potencial para alcançar pessoas novas, se relacionar com quem já te conhece e fidelizar ainda mais os seus seguidores.
Considerações finais
É sempre importante ter a visão de negócio para seus conteúdos e o marketing, principalmente o digital, tem papel fundamental nesse contexto.
Na internet as coisas são sempre incertas e sem muita segurança sobre o futuro, mas com essa visão é possível ter uma segurança um pouco maior, reter o público e ter um crescimento previsível, sem depender de acaso.