SEO para WordPress: Evite ser Penalizado pelo Google
Você gostaria de perder os meses de trabalho como resultado de um bom posicionamento no Google através de práticas inadequadas em SEO? Pois é, em Economia aprende-se que para riscos mais altos, há resultados mais altos. Mas até que ponto você é avesso ao risco? Poderia até comparar com o investimento em Bolsa de Valores, mas não é semelhante por que lá tem como se calcular diversos movimentos ou até mesmo se basear na conjuntura econômica.
No caso do SEO não temos como prever quais os instrumentos que o Google estará usando para detectar as pessoas que tentam burlar o sistema. Perde-se muito tempo tentando enganar o Google a todo momento e os riscos de seu Blog ser rebaixado são altos.
Mas por que falo isso?
Por que recentemente tive meu Blog rebaixado.
Resolvi compartilhar este fato com muitos que iniciam no marketing digital e, que talvez como eu, estudam bastante para ser expert em SEO para WordPress! Mas cuidado com um pequeno detalhe!
Evite ser Penalizado pelo Google
Existem diversas formas de melhorar o posicionamento de seu blog no Google. As formas inadequadas são as chamadas por muitos como Backhat.
Sabemos que há mais de 200 fatores para um bom posicionamento no Google e é humanamente impossível conhecer todos estes fatores.
Isso quase todo mundo sabe, mas você realmente sabe o que se deve e o que não se deve fazer para evitar ser penalizado pelo Google?
Confesso que eu não sabia…
Bom, um dos projetos que eu tenho estava com PA 23 e DA 10, mas este processo foi obtido de uma forma tão natural que custei a entender um pouco como o blog estava com estes números no Google.
Estudei a fundo e verifiquei os backlinks. Percebi que tinha sido dentre outros devido a alguns comentários que tinha feito há meses atrás.
Tudo bem isso não é algo errado por que foi perfeitamente natural.
Estudando mais e testando descobri que se fizesse mais comentários por dia e mesmo com a margem de segurança aprendida, poderia talvez obter números ainda maiores.
Para quem não sabe o PA (Page Authority) e o DA (Domain Authority) são uma dos 200 fatores para um bom posicionamento no Google. Então comecei a realizar uns 2 ou 3 comentários por dia em blogs com PA e DA acima de 20.
Isso deixou de ser algo natural. Concorda?
Pensei então em conectar os projetos que tenho em paralelo e criar um link indicando um para o outro. Achei essa ideia ótima! Mas o que aconteceu?
Há poucos dias pude verificar que o PA e DA do meu projeto foi para 1!
Comecei a pesquisar sobre quais os motivos que poderiam ter levado a este rebaixamento pelo Google e um dos motivos foi os links que criei entre os projetos.
Outro motivo é que ao realizar comentários diariamente na quantidade acima, posso ter sinalizando ao Google que estava realizando algo que não seria natural.
Resolvi escrever tudo isso, para que tenha cuidado e aprenda bastante, mas acima de tudo use sempre o bom senso!
Quando algum expert em SEO diz que algo pode ser feito, mas “cuidado para não fazer além da conta, pois o Google poderá descobrir”, já acende um alerta vermelho! Desconfio um pouco do que me foi dito e penso nos riscos desta ação.
Falo isso por que devemos estudar tudo! Saber o que é Blackhat ou os motivos pelos quais o site do Pudim, que sem informação alguma, está bem posicionado pelo Google é algo muito importante para se manter atualizado.
Saber o que é uma PBN (Private Blog Network) ou como traduzem Rede Privada de Blogs também é muito importante para saber o que podemos e o que não podemos fazer.
Para quem não entende muito sobre isso paga-se para que uma rede de blogs apontem para seu blog, assim seu blog conseguirá “mais autoridade” rapidamente. Isso pode ser feito por palavras-chaves e no nicho que escolher. Há PBNs para os mais diversos nichos.
Pode-se alugar PBN com ótimos preços e pagamentos até mensais. Mas confesso que a ideia de fazer algo e ficar sujeito a alguém que algum dia possa vacilar e o Google descobrir não é algo que me deixou confortável. Na realidade não me senti nada confortável. Mesmo com garantias que as pessoas são de confiança. As pessoas podem ser realmente de confiança, mas o Google pode criar outras formas de descobrir isso rapidamente. Ou seja, há riscos e muito altos de jogar seu projeto praticamente no lixo da noite para o dia, depois de perder meses na escrita e publicação de seus artigos.
Tenha ciência dos riscos que está correndo e se algo acontecer é por sua conta, pois mesmo que refaça tudo e corrija os links, etc. o Google dificilmente voltará atrás com a penalização aplicada.
Mas então qual a solução para conseguir um bom posicionamento no Google?
Dica 1: Estude as Políticas de Boas Práticas do Google contidas nas Diretrizes para Webmasters.
Dica 2: Realize Guest Posts! Comentários também podem ser feitos, mas garanto que não são todos os dias e em quantidades elevadas. Outro ponto é que na maioria das vezes os comentários são nofollow e, por isso, vale muito mais a pena investir em Guest Post com artigos de qualidade para ao mesmo tempo conquistar autoridade aos poucos no mercado de sua área de atuação.
Então, use o bom-senso sempre!
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Fonte: Imagem Pixabay
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