3 Princípios Fundamentais de SEO para Blogs

Quando você é blogueiro iniciante (e as vezes não tão iniciante), o tema SEO para blogs é um dos conceitos mais desconcertantes que tem que enfrentar.

E se você faz caso para todo o que os “gurus” dizem, pode chegar a pensar que tem dois opções:

  1. Ou se torna um craque em SEO para blogs
  2. Ou seu blog nunca vai decolar

E para colocar a cereja no bolo, logo lê que Google tem vontade de cutucar a gente e colocar todo de cabeça quando sai para passear com seus bichinhos doidos (Pandas, Pinguins, etc).

A verdade é que fazer um bom SEO não é um bicho de 7 cabeças e  pode trazer grandes resultados para o posicionamento de seu blog, desde que aprendamos o correto como aprendi no SEO para WordPress.

Baseado em todo isso, resolvi tocar 3 pontos onde muitos blogueiros erram e onde eu também errei.

Não fique obcecado com o SEO para seu blog

Não compensa ficar obcecado com o SEO, nunca sacrifique a naturalidade de seus conteúdos pelo SEO, eu sei que sempre está a tentação de que as luzes fiquem verdes no plugin WordPress SEO, certo? Mas entre naturalidade e SEO artificial, Google prefere a naturalidade. Cada vez ele está mais inteligente e sabe diferenciar os conteúdos de qualidade.

Seria um grande erro trocar a naturalidade pelo SEO que pode trazer conseqüências negativas:

  • Dedicar um tempo excessivo que não é justificável e que fará com que não produza resultados proporcionais a esse esforço.
  • Não dedicar esse tempo a atividades mais importantes como a geração de novos conteúdos.
  • É muito fácil cair nas atuações artificiais (Por exemplo, uma densidade excessiva de palavras chaves dentro do post) que faz com que o conteúdo pareça muito forçado perdendo atrativo para o leitor e podendo ser até punido por Google.

Existe muita gente que coloca por exemplo: “Ganhar dinheiro na internet: 5 formas legais” todo porque ouviram que a palavra chave tem que estar no inicio do título. Mas, não seria mais natural ter como título “5 formas legais para ganhar dinheiro na internet”?

Disso eu falo quando quero dizer que não pretendo sacrificar a naturalidade de meu conteúdo pelo SEO.

Além disso, o segundo título ao ser mais natural terá maior opção de ser clicado e ai vai pesar mais as vantagens de um título natural que um título SEO.

Um título bom tem maior chances de ser compartilhado e o social já é um fator de posicionamento.


Qualidade em primeiro lugar

A velha ideia de que o melhor SEO para blogs está na qualidade do conteúdo é verdade,.

Ninguém conhece com certeza os segredos do Googlebot (só se alguém trabalha lá) mas, fica claro que mesmo tendo lançado um monte de bichos ultimamente, basicamente os princípios seguem sendo os mesmos: O que importa acima de todo é que outros blogs façam links do seu, quanto mais, melhor. E isso exige qualidade de conteúdo. Pode comprovar isso facilmente analisando grandes blogs novos em Semrush e vendo desde onde são linkados.

O que mudou drasticamente é que agora é muito mais difícil enganar ao Google com técnicas de link building artificiais. Google é muito mais inteligente quando tem que diferenciar entre o natural e o artificial.

Palavras chave e temática

Um erro comum em muitos iniciantes é a dispersão temática, ou seja, falam de todo e de nada.

Isso leva a um grande prejuízo do posicionamento do blog porque as palavras chaves do nicho de seu blog não estão claras.

Ou seja, você não estaria ajudando a Google a identificar de que trata seu blog.

Não é igual escrever um post para as palavras chave “Como conseguir mais seguidores no Twitter” que escrever 5 ou 10 artigos focados nessa mesma palavra chave. Fazendo isso, estará falando para Google com claridade e também para seus leitores quais são as principais linhas temáticas de seu blog.

Então, se você é dos que escreve de todo um pouco, é melhor que reveja seus conceitos e foque em algumas tematicas especificas, assim Google saberá de que você fala e seus leitores também.

Deve fazer um exercício para esclarecer as ideias sobre quais temas trabalhar de uma forma organizada e consistente.

Mas, também não fique obcecado com isso, pode faze-lo pouco a pouco, naturalmente.

Agora, é com você

Com todo o que falei nesse artigo já tem material para começar hoje o SEO de seu blog.

Eu te recomendo começar pela definição temática de seu blog.

Se ainda não tem blog, pense onde gostaria de se posicionar e se já tem um blog, reveja seus conteúdos para analisar se realmente tem uma temática bem definida.

Quanto a naturalidade, não tem segredo, seja você mesmo. O que me ajudou muito a deixar de pensar em SEO, concentrar meus esforços na criação de conteúdos e ainda que o posicionamento melhore naturalmente foi aprender o SEO correto para WordPress.

Quando você aprende o SEO para blogs correto, você vai saber o que fazer naturalmente e todo irá fluir sem problemas.

Receba grátis o Ebook SEO para WordPress

Alejandro Salinas Cépeda

Peruano e Empreendedor digital. Alejandro é Autor convidado do Fabiopessoa.com.br e gosta de testar diferentes formas de ter negócios na internet, de escrever e de compartilhar conhecimento através do blog.

Website: http://www.projetoempreendedor.com

6 Comentários

  1. ótimos pontos ale. Gostaria de adicionar que a instalação de um plugin de seo ( prefiro o do yoast) é super importante por que dentre outros destaques ele ajuda a gerenciar os títulos e meta descrições que serão exibidos nos mecanismos de pesquisa assim como informações do OGP que são essenciais para melhorar os sinais sociais 🙂

  2. Venho a tempo já acompanhando as matérias desse conceituado site, e confesso que os artigos postados aqui, são realmente instrutivos e elaborados de forma profissional para quem deseja informações e iniciar no ramo de negócios virtuais.
    Muito obrigado, Guto/RS

  3. boa noite Fábio, gostaria de saber o seguinte: para se trabalhar o SEO sei que é com artigos, mas gostaria de saber como faço para trabalhar o SEO com um site de Guia Comercial, onde nesse guia tem vários seguimentos como, empresa de elevadores, empresa de jardinagens…. como faço SEO para esse Guia?

    Obrigado.

    • Olá Valmor,

      Recomendado que trabalhei o SEO nessa Guias, trabalhei o SEO onpage de cada Guia e depois o off-page

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *