5 dicas para fazer o Google gostar da sua empresa

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Ter o próprio site e não ser visto nas primeiras posições do Google nas palavras-chave interessantes ao seu negócio é como ostentar uma bela Ferrari na garagem, mas não conseguir ir mais longe do que a padaria da esquina. A página na web só é realmente útil quando pode ser facilmente encontrada pelo maior buscador do mundo e oferecer conteúdo de boa qualidade aos seus usuários.

O caminho para fazer o Google gostar da sua empresa é trabalhoso, mas quando se acha o ponto certo a ser explorado os resultados vêm de maneira meteórica e consistente. A partir dessas cinco dicas listadas abaixo, sua empresa poderá dar passos importantes para ser vista, compreendida e, consequentemente, gerar negócios importantes por meio da internet.

1 – Informar bem o cliente

Dia desses um colega meu estava procurando tintas especiais para a sua casa e, ao buscar na internet, encontrou várias lojas, mas nenhuma que informasse claramente se comercializava o produto nas especificações necessitadas por ele. Ou seja, de nada adianta ter o site e não explorá-lo de maneira a informar ao cliente todas as ferramentas que a sua empresa dispõe para ajudá-lo. É imprescindível também colocar o telefone e o endereço da empresa num local facilmente de ser visto pelo usuário.

2 – Usar os Links Patrocinados

Com tudo funcionando redondinho, é hora de investir em divulgação e em ações capazes de fazê-lo ser visto no topo do Google. A maneira mais simples de fazer isso, sem que seja preciso dispender grandes recursos financeiros, é utilizar os Links Patrocinados. Você escolhe palavras-chave específicas, informa o quanto quer gastar e seu website aparece no topo do Google para buscas relacionadas aos assuntos que quer abordar. Caso queira começar com baixos investimentos, outra boa opção pode ser o Bing. Apesar de o Google deter mais de 90% das buscas feitas no Brasil, a fatia de mercado do Bing vem crescendo, sobretudo porque a Microsoft o está explorando em suas várias plataformas, como Desktop, videogame Xbox e celulares Windows Phone e iPhone.

3 – Cadastrar-se no Google Place

Uma ferramenta simples e que dá muito resultado, porém ignorada por grande parte das lojas físicas é o Google Place. Se você tem um restaurante, por exemplo, e alguém busque por refeiçõesnas proximidadesdo bairro onde o empreendimento está instalado, são grandes as chances de as informações sobre o seu restaurante aparecerem no topo do Google, independentemente de se ter um site. E sem gastar absolutamente nada. Em outras palavras, sua empresa precisa estar no Google Place.

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4 – Ser visto nos dispositivos móveis

Desde o último dia 21 de abril, os algoritmos do Google dão preferência a sites que se adaptam a várias plataformas nas buscas feitas por dispositivos móveis. Ou seja, se o site de sua empresa não tem uma versão voltada para celulares e tablets, fatalmente está perdendo dinheiro, tendo em vista que quase 40 milhões de brasileiros acessam a internet por estes aparelhos. Se não pode gastar com programador no momento e seu site é WordPress, uma boa dica é instalar o plugin gratuitoWP Touch Mobile, que fará essa transformação automaticamente.

5– Ter um blog com conteúdo exclusivo

Hoje o Google tem mais de 200 referências para determinar o rankeamento e uma das principais delas é verificar se outros sites direcionam links para a sua página, de forma que ela passe a ser vista como referência no assunto que se propõe a abordar. Isso só é possível se você tiver conteúdo exclusivo e de boa qualidade dentro do seu site. Se a sua empresa vende suportes de TV, por exemplo, você pode criar um blog dentro do site dando dicas de instalação, como aproveitar da melhor maneira possível aquele produto e sanar todas as dúvidas dos seus clientes. Não adianta simplesmente copiar e colar de outras páginas, pois o Google reconhece automaticamente quem publicou primeiro e dá preferência a este autor. É importante ressaltar que um bom artigo deve ter no mínimo 500 palavras.

Enfim, são dicas simples, mas que se aplicadas corretamente farão uma enorme diferença na forma de sua empresa se comunicar com o mercado. Os resultados virão como num passe de mágica.

Fábio Pessoa

Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.

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2 Comentários

  1. Marcos

    Olá Fábio!
    Quero verdadeiramente agradecer pelas suas contribuições, afinal gosto muito das suas informações porque você coloca tudo de forma bem organizada e prática. E com um bom nível de compreensão e uma linguagem clara do que pode ser possível para se aplicar em se tratando de SEO.

    • Olá Marcos,

      Fico feliz em saber que meus artigos estão ajudando as pessoas e você!

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