O que é Conteúdo Duplicado?
Gostaria de compartilhar com você essa dica para evitar o Maior Vilão do SEO no WordPress. Espero que gostem e não deixe esse vilão vencer você!
Olá, você sabe o que é conteúdo duplicado?
Bem, hoje eu estou aqui de volta para mais um vídeo e vamos falar hoje de conteúdo duplicado, né? O que que é esse conteúdo duplicado? Um grande vilão no WordPress, no SEO é o conteúdo duplicado.
A primeira forma de conteúdo duplicado são aquelas pessoas que veem uma notícia, veem um artigo e pega aquele artigo e copia ele inteiro e coloca no seu site, entendeu? Essa aí é a primeira forma de conteúdo duplicado. Essa pessoa que fez isso ela nunca vai ter sucesso em SEO. Por quê? Porque ela copiou completamente o conteúdo da outra e colocou no seu site. E para você não ficar em dúvida, não ficar preocupado: “Ah, mas eu fui copiado, eu vou ser penalizado pelo Google?”. Não. O Google hoje entende, você indexou seu conteúdo primeiro, aquela notícia é sua. Se outra pessoa copiar a mesma notícia do seu site e colar no site delas, elas é que vão ter conteúdo duplicado. Então, fique tranquilo, elas nunca vão conseguir rankear, passar à sua frente, tá ok?
E, assim, não faça isso, não copie um conteúdo inteiro de outra pessoa e cole no seu site. Você pode pegar referências, você viu aquele conteúdo, a pessoa tá falando de um assunto, você pode ler, entender o assunto e escrever uma forma totalmente diferente daquela pessoa, falando do mesmo assunto. Então você tá criando um conteúdo único, foi você mesmo que criou, tá ok?
Outras formas de conteúdo duplicado e para você descobrir se estão copiando seu conteúdo é usar a ferramenta Copyscape, tá ok? Fiquem tranquilos, o link para essa ferramenta tá aqui na descrição desse vídeo, ok? Copyscape. Para você identificar conteúdo único, até mesmo assinar e colocar no seu site por direitos para as pessoas não copiarem o seu conteúdo. Tá ok?
Mas essa ferramenta acho que ela tem a versão grátis e tem a versão paga para quem quer ter ela no seu site, para monitorar todo o seu conteúdo.
E voltando a falar também, existem outras formas, principalmente no WordPress, que geram conteúdo duplicado, que podem prejudicar o seu SEO, tá? E o seu blog ou site.
O que que é isso? Não é que você tá copiando outros artigos de outras pessoas. Não. Existem algumas funcionalidades no WordPress que ele duplica o conteúdo dentro do seu site, entendeu? Um exemplo, o mais simples de todos: um site se ele abre com www ou sem www.
Isso gera pro Google, se você não tem um redirect 301 dizendo qual é o original ali ou então uma canonical tag na sua home, ele vai entender que você tem duas home: uma que abre com e outra que abre sem www.
Então ele vai notar que sua home são duas, mas na verdade não são, é uma só, só ela abre com ou sem, redirecionando. Então você tendo esse cuidado não vai cair nessa pegadinha, né?
Outra coisa: tags. Quem usa aquela nuvem de tags também gera conteúdo duplicado. A busca interna se você não bloquear, a busca interna quando alguém faz qualquer busca em seu site vai começar a gerar URL, gerar conteúdo ali que é idêntico ao outro, então vai ter conteúdo duplicado.
Você tomando esses cuidados você evita conteúdo duplicado dentro do seu site, você consegue com isso melhorar bastante o SEO dele, tá ok?
E mais uma coisa de conteúdo duplicado que as pessoas têm uma grande dúvida aí também é o seguinte – fizeram várias vezes essa mesma pergunta: “Fabio, se eu pegar um conteúdo em inglês, espanhol, outra língua, traduzir ele e postar ele aqui vai ser conteúdo duplicado?”. Não vai. O Google ele entende que é conteúdo duplicado na mesma língua, então se alguém depois pegar esse seu conteúdo que você traduziu e postou no seu – ele é único, tá? É o único porque ele é o único na língua portuguesa, o outro está em inglês, então o Google ainda não consegue associar as linguagens. Ainda, né? Não sei até quanto tempo eles vão conseguir fazer isso.
Se você fizer uma tradução e postar no seu ele é conteúdo único essa tradução, mas não esqueça de referenciar o conteúdo original lá no final, deixa um link, “Ó, essa é uma matéria em inglês, eu traduzi para vocês aqui, pessoal”. Então, assim, nunca engane o seu leitor, o seu usuário, deixe isso claro para eles, que é uma tradução de um artigo que você viu em inglês ou em espanhol ou em italiano ou o que quer que seja, qualquer língua. Você viu, traduziu, postou no seu blog, coloca a referência no final para o artigo original, tá ok? E seja feliz, ok?
Pessoal, espero que vocês tenham gostado dessa dica aqui, tá ok? E quem quiser aprender mais sobre conteúdo duplicado, como eliminar esse grande vilão do WordPress tem o meu minicurso aí num valor bem em conta, tá ok?Clique aí para você conhecer um pouco mais e como eliminar esse grande vilão.
6 Comentários